Nesta semana, o Progra-ma Arena Sportv, apresentado por Cléber Machado, prestou um grande serviço aos esportistas em geral. Pautou na segunda-feira Vanderlei Luxemburgo e, na terça, Muricy Ramalho. Tivemos duas aulas com os dois melhores treinadores em atividade no futebol brasileiro. Eles são os "Reis dos pontos corridos".
O aproveitamento de Luxa e Muricy desde 2003, ano de implantação dos pontos corridos, é superior ao de todos os times que disputaram o Brasileiro. Luxemburgo foi o primeiro a "sacar" o esquema e deu um banho com o Cruzeiro logo no primeiro ano. Venceu o campeonato muito antes dos adversários acordarem.
Muricy foi na cola. Aprendeu com o Inter e ganhou com o São Paulo. Mas, qual o segredo de ambos? Ora, é basicamente o mesmo: planejamento! Tanto Luxemburgo quanto Muricy se preparam para vencer. É uma obsessão. Eles não se contentam com pouco! Mas, para vencer, não basta querer. É preciso trabalhar muito. Ninguém vê Luxemburgo e Muricy sendo mandados embora no meio do campeonato. Ai está a diferença!
Hoje em dia vemos vários estilos de técnicos e os bem-sucedidos são aqueles que estudam. Estudam seus próprios times, os adversários, as competições e como vencê-las. São treinadores que montam equipes eficientes em todos os setores: preparação física e psicológica, nutrição, fisiologia. Há especialistas em todas as áreas. É a ciência a serviço do esporte.
Nisso tudo há muito dinheiro envolvido. Enormes investimentos garantem a estrutura que torna técnicos como Luxemburgo e Muricy vencedores; times como Palmeiras e São Paulo, vencedores. Assim é o Cruzeiro, de Adílson Batista, e assim está o Fla-mengo de Caio Júnior. Celso Roth, do Grêmio, também é assim e vai levando um time limitado como o do Grêmio à frente dos demais. Uma ótima disputa como jamais vimos no Campeo-nato Brasileiro.
Dia de sofrer
Nas arenas, da Baixada e de Barueri, os atleticanos e os tricolores vão passar horas de angústia. Ambos lutam contra o rebaixamento. Já seus adversários estão na disputa pelo topo da tabela. O Cruzeiro busca o título e o Ba-rueri o acesso à Série A. Prepare o seu coração!
Personagem: Rebeca Gusmão
Banida das piscinas, a nadadora vai ao ataque. Rebeca ganhou apoio do CEUB de Brasília e vai tentar a vida no futebol. Ainda aprendendo a dar os primeiros chutes, ela acredita que vai se dar bem .
A frase
"Olé!", gritava a torcida do Flamengo durante a goleada de 5 a 0 sobre o Coritiba. Dorival Júnior classificou a atuação do Coxa como a pior de uma equipe dirigida por ele.
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Áudios vazados: militares reclamam que Bolsonaro não assinou “golpe”; acompanhe o Entrelinhas
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Deixe sua opinião