Alguns clássicos, jogos decisivos e os conflitos do calendário nacional do futebol. Escalar reservas e poupar os titulares? Esta era a pergunta que se faziam Muricy Ramalho, Celso Roth e Vanderlei Luxemburgo. Os três tinham em comum partidas complicadas pela Libertadores e decisivas em seus respectivos estaduais. Todos reclamaram.
Reclamaram como se não soubessem disso antecipadamente. Sim, as tabelas dos estaduais já estavam prontas há tempos. A Libertadores era a principal cobiça dos times no Brasileiro. Nossos clubes e, principalmente, nossos técnicos precisam aprender que não se pode mais organizar times titulares e reservas. Torna-se necessário um "elenco" com pelo menos 22 titulares para quem quer disputar futebol de alto nível.
Times grandes são aqueles que têm compromisso com as conquistas. Aqueles que disputam títulos em todas as competições que tomam parte. Não existe mais aquela história de "priorizar uma competição". Todas passam a ser prioridade. Torcedor não quer saber desse papo de abandonar um campeonato em detrimento a outro. Time que realmente se acha grande precisa agir como grande.
Os investimentos devem ser feitos neste sentido. O São Paulo vai "enganando" os adversários ao anunciar "reservas" para os confrontos locais. O Tricolor do Morumbi montou dois times e mantém o mesmo nível com qualquer escalação que Muricy escolha. Não há titulares e reservas, há alternativas.
Essa é a ideia. O técnico que conta com várias opções para cada setor da equipe. Não é o grupo ideal. Ainda! Mas essa mentalidade já foi implantada no São Paulo, acreditem! É o modelo a ser copiado. Somente assim as reclamações contra o calendário, que todos sabem, será exatamente igual em 2010, 2011, 2012...
5 x 3
Apenas um resultado. Números que podem provocar ilusões. Ilusões que não devem causar acomodação. Uma bela vitória. Simplesmente isso. Serve de alento, dá um rumo. Tranquiliza Paulo Comelli, porque ele precisa disso no momento.
Atletiba
Atlético e Coritiba vão disparando a cada rodada. O Rubro-Negro leva dez pontos de vantagem para o terceiro colocado e o Coxa, com um jogo a menos, seis. A dupla Atletiba disputará o título estadual. Alguém duvida?
Personagem: Peterson
Três gols na ressurreição tricolor em Toledo. Surge uma esperança, surge um artilheiro: Peterson...
A frase
"Quando o Obama estiver mais tranquilo, sem essa pressão, vou passar lá para tomar um café", garantiu Pelé, o Rei do Futebol, revelando que planeja ter um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Deixe sua opinião