A fórmula dos pontos corridos é sensacional. Justa, acima de tudo. Vai ganhar o melhor, não resta a menor dúvida! Mas quem é o melhor? Será o final de campeonato mais espetacular desde 2003, quando a fórmula foi instituída. Os candidatos estão embolados e não há um time muito superior ao outro. Quem errar menos leva.
Há o fator rebaixamento. Os ameaçados estão "se coçando". Veja o caso do Fluminense, que está jogando como nunca. Tivesse a performance das duas últimas rodadas estaria lutando pelo título, arriscam os mais fanáticos. O Botafogo foi buscar uma vitória em Porto Alegre que nem o mais otimista dos torcedores poderia esperar.
Pegar os clubes do grupo de risco é realmente um risco para as pretensões dos pretendentes à conquista do campeonato. A luta pelo rebaixamento também tende a ser das mais emocionantes.
Restam 15 pontos em disputa. Para o Coxa, confrontos com Botafogo (F) e Fluminense (C), dos times de baixo, e com a dupla mineira do topo da tabela, Atlético (C) e Cruzeiro (F), além de um jogo contra o Santos, que pode ser amistoso ou não, conforme os demais resultados.
O Atlético pega quase a mesma sequência do rival, trocando Goiás e Barueri por Atlético-MG e Santos. A diferença é que o Coxa terá um jogo a menos em casa. Os cálculos indicam que 46 pontos seriam perfeitos para eliminar as chances de cair. Coritiba e Atlético têm o mando de campo para decidir a permanência na Série A.
Na briga pelo título, o Brasileiro pode ser decidido pela primeira vez nos critérios de desempate. Hoje o líder Palmeiras é líder porque tem saldo de gols maior. São Paulo (58 pontos) e Atlético-MG (56) jogam no erro do Palmeiras (58). O Flamengo (54) conta com erros de todos eles para ter uma chance. Que "gran finale".
Anular o regulamento
A proposta vem do Engenheiro Beltrão. O Campeonato Paranaense de 2010 está condenado a outro vexame, como o de 2009. Mesmo antes de começar está com a credibilidade abalada. Seria sensato que os clubes e a FPF jogassem no lixo o regulamento de 2009 e fizessem um novo para o ano que vem. Sem as picuinhas tradicionais que costumam prevalecer quando há diversos interesses sobrepondo o interesse comum, que inclui a torcida paranaense.
Personagem: Marta
A melhor jogadora de futebol estará em Curitiba no dia 12 de novembro. A ideia do Novo Mundo é perfeita. Jogar na Vila Capanema irá oferecer ao público curitibano uma rara oportunidade. As Sereias da Vila, do time do Santos, merecem um palco à altura para se apresentarem.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia