Terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro e observamos Grêmio e Cruzeiro no topo da tabela. Palmeiras e São Paulo espremidos por Vitória e Coritiba. Todos eles envolvidos em confrontos diretos na primeira rodada do returno, no fim de semana. Grêmio e São Paulo; Palmeiras e Coritiba; Cruzeiro e Vitória. Jogos para casa cheia.
Aí estão os principais candidatos ao título. Pelo menos é o que indicam os números. É a tendência. Mas a "janela" de transações com o mercado europeu está se fechando. Está chegando a hora "H" para todos os jogadores e times do Brasil. "Quem puder mais vai chorar menos". Quem tiver cacife para manter seus melhores atletas irá se tornar favorito ao título, naturalmente.
O Grêmio parece mais decidido neste aspecto. Melhor ataque, defesa, com mais vitórias e menos derrotas e com cinco pontos de vantagem para o Cruzeiro, o time de Celso Roth desponta como a confirmação de um projeto bem feito, bem planejado e bem executado, acima de tudo. Ser campeão ou não é outra história. Mas assim que nasce um campeão.
A grande diferença está na ambição do Grêmio. Clube que passou pela Série B recentemente e que sabe o quanto valem os títulos nacionais e internacionais. Um clube que trabalha nesta direção, em busca do sucesso. Um exemplo a ser seguido. O Grêmio tornou-se grande nos anos 80 e nunca mais regrediu.
Este é o grande desafio para os times paranaenses. Ser um time grande vai muito além do que simplesmente pensar que é grande. Não bastam conquistas eventuais ou títulos que apenas servem para entrar para a história. Títulos precisam ser presentes, constantes e habituais. Coisas que só os ambiciosos alcançam!
Sul-Americana
O Atlético enfrenta um São Paulo descaracterizado hoje à noite na Arena. Muricy preferiu manter o foco no Brasileiro. Uma questão de prioridade. Ao Atlético resta a oportunidade de aproveitar a chance e tornar a Copa Sul-Americana no foco principal. Em condições normais seria difícil eliminar o São Paulo nas atuais circunstâncias. Mas nas condições criadas pelo adversário...
Renato Gaúcho
Não resistiu. O Fluminense adotou a mesma medida que todos adotam: mandou o técnico embora. Não tem resolvido ultimamente na maioria dos times.
Personagem: Keirrison
De novo ele. Keirrison fez dois e chegou aos dez gols. Será artilheiro do Brasileirão se mantiver o ritmo. Sorte do Coritiba.
linhares@gazetadopovo.com.br
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Janaína Paschoal cobra íntegra do relatório da PF sobre suposta trama golpista