Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon, escreveu seu nome na história do Brasil pelas ações. Desbravou terras inóspitas, enfrentou tribos sem jamais derramar o sangue alheio. Espalhou linhas telegráficas pelos mais distantes rincões do país. Por isso, Rondon recebeu homenagens em todo o país.
Rondônia, estado da Região Norte, e a simpática Marechal Cândido Rondon, no Oeste paranaense, são exemplos clássicos. Hoje, seus 50 mil habitantes estarão ligados no SporTV, às 9 da noite, para acompanhar uma jornada histórica. Pela primeira vez um time de futsal paranaense ousou desafiar os gigantes da Liga Nacional e chegou à decisão, ultrapassando fronteiras, como fez o Marechal.
O Marechal Rondon, patrocinado pela Copagril, a cooperativa que dá vida à cidade, atingiu o ápice ao eliminar, diante de 8 mil pessoas, o Corinthians no Parque São Jorge. Enfrentou sem medo o Timão e sua fiel torcida. Empatou no último instante, na última bola, num chute do goleiro linha, calando aquelas 8 mil vozes que já cantavam a vitória.
Pois bem, esta página já está virada. A história pede mais um capítulo. Ele será escrito hoje à noite, em Jaraguá do Sul (SC). Falcão, o melhor do mundo, está do outro lado. Pouco importa! Temos Gadeia, Dyego e Betinho. Este 23 de novembro de 2010 poderá entrar para a história de Marechal Rondon e do Paraná como uma noite de glória. Todos vão se lembrar dos heróis pela sua conquista.
A história costuma abandonar os derrotados, sepultar aqueles que tombam nas batalhas, que sucumbem diante do inimigo. Heróis que estão nos anais, nos livros, nas páginas, foram os vencedores, aqueles que ergueram o troféu, deram a volta olímpica, que transcenderam o natural e conquistaram o céu. Hoje, 23 de novembro de 2010, o futsal paranaense poderá viver o seu maior momento, a sua maior noite em todos os tempos...
SporTV ao vivo
A decisão da Liga Futsal será mostrada ao vivo pelo SporTV, às 21h de hoje. Daniel Pereira e Marcelo Rodrigues vão comandar a transmissão deste momento histórico para o futsal paranaense. Marechal Rondon terá 50 mil telespectadores ligados. Paraná x Santa Catarina, agora somos rivais também no futsal.
Personagem: Gadeia
Artilheiro do time paranaense na Liga Futsal com 18 gols, o jovem Fabricio Bastezini, 22 anos, transforma-se no gigante Gadeia quando entra na quadra, com seus 1,76 m e 72 kg. Olho no número 13 do Marechal Rondon.
A frase
"Precisamos manter o equilíbrio e saber ser audaciosos na hora certa para conseguir a vitória", definiu Marquinhos Xavier, treinador do Marechal Rondon, sobre a estratégia para vencer o Jaraguá de Falcão na decisão da Liga Futsal.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião