É difícil escrever sobre Sebastian Vettel sem carregar a mão nos elogios. Mas o jovem alemão merece. Ao contrário de algumas estrelas do esporte mundial, o sucesso não subiu à sua cabeça.
Na corrida passada, em Monza, onde ele havia vencido pela primeira vez na carreira, ainda em 2008 com a Toro Rosso, perguntei a ele na coletiva oficial da FIA: "Você se considera a mesma pessoa, dentro e fora das pistas, de três anos atrás?" "Sim, sou o mesmo de antes", ele respondeu.
De fato, a carreira meteórica e vitoriosa parece não afetar o estilo simples de Vettel. Não é à toa que, em tão pouco tempo, conseguiu moldar um time poderoso, como a Red Bull, à sua maneira de trabalho.
Vendo as corridas, parece até simples o trabalho do alemão. É claro que a superioridade do carro da equipe austríaca é evidente. Outro gênio do esporte, Adrian Newey, acertou a mão em cheio, como confessou um de seus maiores adversários na prancheta, Ross Brawn.
Vendo a dificuldade de Mark Webber em estabelecer este mesmo tipo de domínio, fica claro o mérito de Vettel neste virtual bicampeonato, que o igualará a Fernando Alonso. Ainda é cedo para compará-lo a Senna e Schumacher? Pode ser, mas Vettel trilha seu caminho rumo a um dos maiores da categoria de maneira impressionante.
Nove vitórias na temporada contra nenhuma de seu companheiro de equipe. O leitor mais atento sempre pode lembrar: "ah, mas Vettel é o queridinho da equipe, sempre foi apoiado pela Red Bull, etc." Verdade, mas, mesmo assim, um domínio tão grande em um companheiro de equipe que costumava massacrar seus colegas e tinha impressionante velocidade na classificação é maior do que qualquer tipo de "favorecimento de primeiro piloto". Basta lembrar que, mesmo nos anos de Ferrari em que Michael Schumacher era nitidamente o primeiro piloto, Rubens Barrichello conseguia incomodar o alemão em algumas corridas que o diga o GP da Áustria ou mesmo conquistar algumas vitórias isoladas.
Por tudo isso, vou discordar de Vettel. Ele mudou sim em relação ao jovem piloto da vitória de Monza de 2008: virou um piloto ainda mais completo.
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