Algumas rivalidades entre campeões mundiais se tornaram históricas na F-1 justamente por suas brigas dentro e fora da pista, como a célebre entre Ayrton Senna e Alain Prost. No caso do principal duelo da atualidade, a disputa tem outro tempero: ainda que não haja um histórico de batidas decidindo um título, Fernando Alonso e Sebastian Vettel terão sempre um ao outro como grande rival – e até mesmo referência – na carreira.

CARREGANDO :)

Ontem, a disputa na pista foi encurtada com um problema na asa móvel do espanhol, que ficou apenas na oitava colocação e viu o alemão vencer pela segunda vez no ano e abrir 30 pontos de vantagem na tabela. Mas Alonso sabe jogar bem esta "Guerra Fria" e já declarou que os rivais também terão corridas azaradas. O recado a Vettel não poderia ser mais claro.

Pelo que se viu no Bahrein, as outras equipes ainda estão longe mesmo de incomodar Ferrari e Red Bull em termos de disputa de título. Por mais que a Lotus tenha colocado Kimi Raikkonen e Romain Grosjean no pódio, o time desponta mais como uma terceira força no campeonato, perto da Mercedes. As duas, por sinal, se complementariam muito bem: enquanto os alemães classificam bem (Nico Rosberg fez a pole), em ritmo de prova desgastam muito os pneus, algo que não ocorre com Raikkonen e Grosjean.

Publicidade

A McLaren começou mal o ano. Mesmo com uma corrida combativa (até demais segundo seu próprio companheiro de equipe), Sergio Perez só conseguiu a sexta posição, com o time andando atrás de times médios, como a Force India, que fez um ótimo quarto lugar com Paul di Resta. Considerando este quadro das equipes e que a rivalidade com Webber parece ter ficado para trás, Vettel tem mesmo em Alonso seu grande adversário. O espanhol teve um final de semana para ser esquecido. Felipe Massa, que largou na 2.° fila de pneus médios, sofreu com o desgaste e com dois furos de pneus, arruinando qualquer chance de pódio.

A 28.° vitória na F-1 já colocou Vettel num clube seleto de vencedores em que Fernando Alonso se impôs ainda mais na semana passada na China. Na frente do espanhol, estão apenas Schumacher, Senna e Prost.