A bela homenagem dos pilotos da F-1 no grid do GP da Rússia foi um sinal de que a categoria ainda tem seus momentos, digamos, mais "humanos". Afinal, este é o esporte que ficou célebre pelo conselho de Flavio Briatore a seus pilotos: quer um amigo na F-1? Compre um cachorro. Como jornalista, vi isso de perto na cobertura do GP da Bélgica de 2001, quando o piloto Luciano Burti sofreu um grave acidente a 300 km/h em Spa-Francorchamps. Fiquei quatro dias em Liege acompanhando a recuperação do brasileiro e, neste período, apenas Rubens Barrichello fez o que se esperava de um grande amigo, com visitas constantes e se mostrando à disposição para tudo até que a família de Burti, que estava no Brasil, chegasse ao hospital.
Eddie Irvine, com quem Burti teve o acidente, também fez uma visita eles haviam sido companheiros na Jaguar. Alguns poucos integrantes da Prost apareceram (do dono da escuderia, nenhum sinal...). Entre as ligações que eu e o staff de Burti na Bélgica recebemos estava a de um preocupado Michael Schumacher. Dos demais pilotos, nada. Claro que o estado de saúde de Bianchi é mais crítico, mas em todo caso é ótimo ver que a F-1 está mais solidária neste ponto e que futuras inovações para melhorar a segurança, como novos procedimentos de bandeira amarela ou mesmo cockpits 100% cobertos, estão sendo discutidos.
Na pista, o GP da Rússia trouxe poucas emoções, mas sua primeira edição já entrou para a história como o que consagrou o primeiro título mundial de construtores da Mercedes desde os anos 1950. Ao alcançar a nona vitória em 2014, Lewis Hamilton abriu 17 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Nico Rosberg. Serão 100 em jogo até a última prova.
Quem guia com segurança e sem erros agora é o inglês, ao passo que o alemão é quem está se precipitando. Hamilton está guiando como um campeão em um ano de domínio histórico para a Mercedes. É franco favorito, mas como teremos pela primeira vez uma corrida de F-1 valendo pontos dobrados, ele precisará manter esta forma e esta sorte até a última volta no GP de Abu Dhabi.
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares