Discordo da bola de cristal do caderno de Esportes especial da Série A, onde diz que São Paulo e Internacional disputarão vaga para a Libertadores. Sinto muito, mas o Internacional fez fiasco no Gauchão e na Libertadores, portanto não tem time para disputar o Brasileiro. O São Paulo foi desclassificado da Libertadores e nem chegou à final do Campeonato Paulista. Já o Flamengo que colocaram na disputa por vaga na Sul-Americana ganhou o Carioca e só foi desclassificado da Libertadores com a ajuda do juiz. Muito malfeita essa previsão.
Alexandre Colete da Silva
Vermelhinho de parabéns
Sou atleticano, herança de família, mas fiquei feliz com o título do Paranavaí. Pois assim, além de dar uma alegria a mais para o interior, dando chance aos jogadores mais humildes, mostra também que a humildade e a garra podem ser valores invencíveis. Parabéns, ACP! Parabéns, cidade de Paranavaí! Parabéns, times do interior, que fizeram bonito; parabéns, futebol paranaense!
Paulo Walbach Prestes
Indignação de um campeão
Sou paranavaiense de coração e alma. Estou há 30 anos em Curitiba, mas nunca esqueci minhas origens, sempre que posso divulgo minha cidade. Estou indignado com alguns setores da imprensa curitibana sobre a cobertura dada ao título do ACP. Tem "pseudojornalista" que escreveu: "Se o Paraná fosse campeão, seria justo". A Gazeta do Povo mais uma vez fez bonito. A Gazeta Esportiva completamente vermelha, com um lindo pôster do ACP. Parabéns ao ACP, parabéns à cidade de Paranavaí, minha terra querida.
Mário José de Souza
Emergente ou detergente?
É o time emergente? Parece mais detergente. Para quem veio para ficar, é uma explosão mesmo (de incompetência) perder para o decadente Flu em casa. Faz tempo que não ganham nada. Já que o GG nos envergonha, pelo menos nos divertimos com o fracasso alheio. E haja diversão...
José Duarte
Criatividade na retrospectiva
Parabéns pela retrospectiva do Paranaense-07 feita pelo chargista Tiago Recchia. Com muita criatividade, criou outro jogo dentro do torneio, lembrando todos os lances, desafios e tropeços dos ditos grandes da capital, que não passaram pelo funil da vitória. Alguns entalaram, outros decepcionaram.
José Pedro Naisser
***
Fotoquiz
Quem são os personagens da foto? Qual jogo eles disputaram? Por que um deles não deveria estar nessa partida?
Envie sua resposta para: arquibancada@gazetadopovo.com.br
***
Carrasco alviverde
Se você torce por um time verde-e-branco, certamente sofreu nos pés do atacante Kita, o personagem do nosso último Fotoquiz.
Com ele vestindo a camisa 9, a Inter de Limeira bateu o Palmeiras por 2 a 1 na final do Paulistão de 1986, no Morumbi. O revés ampliou para dez anos o jejum de títulos palestrinos. A fila só terminaria em 1993, com o Palmeiras turbinado pela Parmalat.
Três anos antes, Kita participou do início de mais um tabu verde-e-branco. Em 1990, o Atlético evitou o bicampeonato estadual do Coritiba com dois empates (1 a 1 e 2 a 2). O Coxa só voltaria a vencer um Paranaense nove anos depois.
Kita foi decisivo para o início desse tabu, mas não com seus gols. Machucado nos jogos decisivos, deu lugar a Dirceu, que marcou o gol de empate na primeira partida e abriu o placar na segunda.
Rafael Fonseca Lemos, Gilmar Tadeu Strasbach, Thiago Werner Ramasco, João Paulo de Barros Bley, Helênico, James Skroch e Rodrigo Fernando Pereira acertaram o nome do personagem. Mas apenas Thiago, João Paulo e Helênico na segunda tentativa acertaram os dois tabus.
***
Foto do leitor
Ilusão de ótica
A torcida do Paraná fez uma bela festa antes da decisão do Paranaense, semana passada, contra o Paranavaí. "Parece implosão do prédio, mas é o Tricolor entrando em campo", descreveu o leitor Luiz Alberto Ferreira na legenda da foto ao lado, cadastrada no site da Gazeta do Povo.
Enviada por Luiz Alberto Ferreira
Envie sua foto para: http://canais.rpc.com.br/gazetadopovo/esportes/fotoleitor/