É um tanto engraçado ter assistido a abertura e as primeiras provas da Olimpíada no Brasil, pela TV, e, após alguns dias, estar aqui vivenciando tudo isso de perto, fazendo parte desta grande festa. Cheguei em Pequim no dia 12 de agosto, terça-feira, às 7h45, depois de mais de 30 horas viajando. Confesso que é impossível chegar bem de uma viagem longa como essa, pois é muito cansativa. Mas é só botar o pé na Vila Olímpica que tudo isso passa logo, já que, agora, estou na Olimpíada.

CARREGANDO :)

O fuso horário de 11 horas de diferença em relação ao Brasil é o maior desafio nos primeiros dias. Durante o dia, sempre estamos com sono. À noite, bate aquela insônia. É assim que nos sentimos nos primeiros dias por aqui. Bom exemplo disso é o fato de eu escrever este texto às 5 da manh㠖 nesse ritmo, as idéias ficam até meio embaralhadas.

Minha chegada foi um pouco tumultuada, pois nenhuma das minhas três malas (inclusive a bicicleta) vieram no meu vôo de Paris para Pequim. Mas esses extravios temporários de bagagem acontecem – infelizmente com uma freqüência maior do que a aceitável – e tento não me preocupar tanto com isso. Já passei por isso muitas vezes nas minhas viagens pelo mundo e, até hoje sempre tive meu equipamento chegando a tempo. Aqui não foi diferente. Fiquei sem malas por 24 horas; no dia seguinte, quarta-feira, já estava montando minha bicicleta para os primeiros treinos aqui na China.

Publicidade

Durante esta semana aqui na Vila não faço treinos pesados, apenas sessões leves. O principal é estar 100% recuperado da viagem e o mais adaptado possível ao fuso horário – tento treinar sempre nos horários da minha prova. No dia 19, a largada será às 10 da manhã (de Pequim) e o calor e esse ar mais poluído que o normal serão grandes desafios. Fiquei impressionado no meu primeiro dia de treinos. Fiz natação e corrida de uma hora cada. O ar quente é incrível, parece que estamos numa sauna. Minha sensação é a de estar treinando em altitude, quando respiramos e o ar não entra na quantidade necessária, nos obrigando a respirar mais profundamente.

Até o dia da prova, meu corpo irá se adaptar a todas essas adversidades. Na hora do "vamos ver" o ar, o calor, as subidas do percurso, serão os mesmos para os meus 54 adversários. Sendo assim, que vença o melhor! Na próxima semana, quinta-feira, já terei competido. Pela primeira vez em três Olimpíadas, vou ficar na Vila até o encerramento, que ocorre no domingo, dia 24. Podem ter certeza que serão cinco dias que vou poder aproveitar as comidas e guloseimas que temos à vontade no refeitório, as tentações que nós atletas temos que enfrentar, e evitar ao máximo, antes das provas... Depois da competição, ninguém me segura! Hahahahah! Por isso, vou tratar de treinar e competir superbem! Daí fico com crédito de calorias para tirar o atraso culinário...