Entrar no Millennium Stadium, em Cardiff, tem sido para os jornalistas um ato de paciência e compreensão com o rigor da segurança britânica. Os soldados do Exército examinam minuciosamente tudo. Mas é tudo mesmo ao ponto de sacar, um a um, os cartões da carteira. E ainda tem a revista do corpo, com "apalpadas" um tanto quanto vigorosas.
Its not poison!
A preocupação com a segurança e as diferenças de idioma provocaram uma cena engraçada no check-point dos profissionais de imprensa. Um repórter argentino, digamos, mais rodado, ouviu de um soldado a ordem para livrar-se da garrafa dágua. Sem compreender o alerta, o simpático hermano abriu o recipiente e entornou um belo gole, tentando provar que não se tratava de veneno.
Algo mais?
Uma camisa com dizeres provocativos esteve em todos os camelôs nas redondezas do Millennium Stadium. Em inglês, nas versões britânica e brasileira, a vestimenta estampava: Sex, football, beer. Have I forgotten anything? Traduzindo: Sexo, futebol, cerveja. Esqueci alguma coisa?
Duas Cardiffs
Durante o dia, Cardiff, capital do País de Gales, sede das estreias do Brasil no futebol, parece uma cidade de mentira. Casinhas idênticas com os seus tijolos escuros, velhinhos e crianças nas ruas, trânsito inexistente. Tem até gaivota caminhando pelo calçadão algo que apenas reforça a panca de Disneylândia com ares medievais da localidade.
Agora, bem diferente é o clima após o other side of the midnight. Na escuridão, ferve o sangue celta da rapaziada.
Pela rua, vagueiam algumas hordas de moleques aditivados pelo álcool. Não se sabe se as encaradas são mesmo um convite para sair no braço ou somente o jeitinho bruto da juventude galesa revelar afetividade.
Malvados mesmo são os seguranças nas portas das baladas. Quase invariavelmente ostentam a cabeça raspada e uma tatuagem no antebraço riscada com agulha de costura e tinta de caneta Bic (azul, preta, vermelha e verde). E porte daqueles beques de espera com dente lascado e canela dura.
Esporte e caridade
Dentro do Café Eterno (escrito assim mesmo), na turística região de Covent Garden, no centro de Londres, está a placa ao lado, que pode ser traduzida para: "Eles fazem para conquistar uma coroa que não vai durar... Nós fazemos para conquistar uma coroa que vai durar para sempre". O café faz parte da "London City Mission" (Missão da Cidade de Londres), uma organização cristã que presta caridade a moradores de rua. Toda a renda adquirida com a venda de cafés e chás é revertida para o trabalho assistencial.
Tema musical do dia
The Clash"London calling"
(London Calling, 1979)Londres chama para o mundo inteiro. É o dia da abertura.
Acompanhe o quê acontece em Londres no www.gazetadopovo.com.br/blog/direto-de-londres/
Deixe sua opinião