| Foto:

Revisão histórica

CARREGANDO :)

Uma parede suja na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF) guarda o retrato de todos os presidentes da entidade, com exceção de Onaireves Moura (gestão recorde entre 1985 e 2007). O site oficial da FPF também ignora o polêmico cartola. "Foi presidente, deveria estar lá também", abre Hélio Cury, sucessor da nada saudosa Era Moura. "Mas quando eu assumi, já não estava o quadro dele", completa, totalmente sem jeito, o atual chefe da bola. Questionado se iria fazer valer a história e botar o retrato que falta, Cury desvirtuou. "Na verdade, acho que iremos tirar todos..."

* * * * * *

Publicidade

Celeiro paranista

O goleiro Rodolfo, 17 anos, 1,89 m de altura, é mais uma jóia nas categorias de base do Paraná. Foi escolhido o craque da 12ª Copa Macaé Sub-17, encerrada nesta semana – o Cruzeiro levantou a taça, ao derrotar justamente o Tricolor na final. Descoberto pelo preparador de goleiros das categorias de base, quando defendia o Votorantim-SP, o garoto tem contrato até 31/3/2010 com o time da Vila Capanema. Mas um detalhe já preocupa aqueles que assistem à saída "por cotas" da dupla Éverton e Giuliano. "Não sei ao certo, mas 50% ou 60% dos meus direitos econômicos pertencem a um empresário de Sorocaba", revela o futuro camisa 1 paranista.

* * * * * *

Profissão perigo

O radialista Edilson José, da Rádio Guaçu (Toledo), responsável pela entrevista que suspendeu parcialmente a Série C, lamenta até agora a sua façanha jornalística. Após o empate sem gols entre Toledo e Marcílio Dias-SC, o repórter questionou o jogador Rafinha sobre o conveniente empate (ambos os times se classificaram). Ouviu – da boca do atleta toledano – que houve "acerto". Mas Edilson José lamenta o grande fato que registrou. "Tem o bairrismo, né? Jamais vou me orgulhar disso que eu fiz. Jamais...", diz.

Publicidade

Via satélite

Edilson José levou sorte – ou melhor, azar. Ele garante que "o jogo era limpo até os 38 minutos do 2º tempo, quando as equipes passaram então a usar o regulamento". E foi sobre isso, sem malícia, que perguntou a Rafinha. Enquanto o jogador falava imoralidades, o radialista assegura que nem prestava atenção – pois já chamava outro atleta para entrevistar. O fato só ganhou repercussão por que a Rádio Guaçu estava em rede com uma emissora de Santa Maria, cidade do eliminado Internacional.

A saideira

A Lei Seca da CBF, aquela que proíbe a venda de cerveja dentro dos estádios, tem data marcada para começar a valer de verdade. A partir do segundo turno do Brasileiro, multas serão aplicadas para quem não respeitar a polêmica norma. Segundo estimativa de uma lojista da Arena, o faturamento cairá em torno de 70%.

Resguardado

Publicidade

Perseguido pela torcida paranista, mais especificamente a chamada "Turma do Amendoim", o vice-presidente Vavá Ribeiro não deve mais acompanhar os jogos no setor social da Vila Capanema. Foi assim contra o Corinthians. Teria visto a derrota bem longe dos gritos de "Fora, Vavá", acomodado em um camarote na reta do relógio.

Aula de matemática

O PSTC fechou um acordo com o Paraná para receber R$ 550 mil referentes a uma dívida envolvendo a transferência do volante Reginaldo Vital, em 1996. O clube de Londrina penhorou na Justiça parte dos direitos sobre o então paranista Ilan. Aí vem o curioso dessa história: "O Paraná já havia negociado 107% de Ilan", conta Mário Iramina, presidente do PSTC.

Senhores passageiros...

Na volta do jogo do Recife, após vencer o Náutico, três jogadores do Coritiba protagonizaram uma situação inusitada. Eles se afastaram da delegação no aeroporto dos Guararapes para olhar vitrines. Perderam a noção do tempo e o vôo para Curitiba. Embarcaram mais tarde. A comissão técnica ficou irritada com o fato. Porém, o clube não confirma a história.

Publicidade

A grande aposta alviverde

Ninguém esconde no Coritiba que Pedro Ken seria a bola da vez para ser negociado neste meio de ano. Não fosse a grave contusão do jogador no joelho direito, ele renderia alguns euros para o clube. "É o jogador mais europeu do Coritiba. Ele só não joga de goleiro", exalta o coordenador Paulo Jamelli, que ao ser questionado se o clube vai "perder" mais alguém neste meio de ano, solta: "Não! Perder já bastou o Jéci. Podemos negociar."

Campeão mundial 2015

Durante a semana, Mário Celso Petraglia, presidente do Atlético, deu uma série de entrevistas para os torcedores via site oficial do clube. Esta coluna separou alguns trechos. 1) "O proscrito (Dagoberto) pagará caro sua ação mercenária. Eu não lhe desejo mal, mas aqui se faz, aqui se paga!" 2) "Acabamos de refazer o nosso Planejamento Estratégico de longo prazo, até 2015. Dentro dele está claro e definido que até lá teremos que pelo menos disputar a final do título Mundial Interclubes. Isso com certeza." 3) "Não traremos jogadores meia-boca. A nossa prateleira está cheia." 4) "Se o nosso site, nosso portal informar, será verdade! Fora disso, é gente querendo criar problemas e fofocas."

Colaboraram Nícolas França e Robson De Lazzari.

Publicidade