Klagenfurt, Áustria Amigos, vou me aventurar um pouquinho em uma área que não é muito a minha praia: escrever uma coluna. A Gazeta do Povo me convidou e aceitei. É mais um desafio e mais uma forma de eu poder estar com um contato mais próximo com vocês, conterrâneos, mesmo que lá na China, tão longe, do outro lado do mundo. Ainda estou em Klagenfurt, na Áustria, onde eu e Ricardo disputamos o último torneio antes da Olimpíada, e, hoje mesmo, já estaremos seguindo viagem para Pequim. Aqui vou compartilhar um pouco da minha experiência olímpica, nesta que será minha quarta participação nos Jogos, e conto com a torcida de todos vocês nessa luta pela segunda medalha de ouro.
Na última semana, foram sorteadas as chaves e nossos adversários em Pequim. Estamos no Grupo C, com as parcerias de Austrália (Schacht/ Slack), Geórgia (Geor/ Gia) e Angola (Fernandez/ Morais). Pequim tem um sabor especial porque vamos "defender" o título conquistado em Atenas, há quatro anos. Estou tranqüilo e consciente de que fiz tudo o que foi preciso, tudo o que podia para chegar bem preparado, forte tecnicamente, fisicamente e psicologicamente, em condições de brigar por mais uma medalha. Por isso, estamos chegando à China muito motivados, dispostos a estudar os nossos adversários e aproveitar esses dias que faltam para treinar ainda mais.
Nosso primeiro jogo será no dia 9, sábado, no dia seguinte à cerimônia de abertura, contra a equipe de Angola. Um aviso ao pessoal: nosso jogo começa às 2 horas no horário de Brasília, já que o fuso horário é de 11 horas a menos em relação à China. Não conheço esta dupla, nunca nos enfrentamos, só sei que eles se classificaram por meio da vaga continental, já que, na Olimpíada, cada um dos continentes deve ter ao menos um representante. Por isso, mesmo não tendo pontos suficientes para a classificação, eles entraram porque estavam à frente da parceria da África do Sul. Não sei como é o jogo de Angola, mas isso não diminui o nosso respeito por eles. Vamos entrar concentrados, buscando a primeira vitória em Pequim.
Torçam pela gente! Joguem com a gente!
Abraços!
Emanuel
Na internet: www.ricardoeemanuel.com.br