O anúncio, semana passada, de que a seleção fará dois amistosos no Brasil somente com jogadores que atuam no país passou despercebido da imprensa esportiva paranaense. Mas a notícia da CBF ganha importância pela excelente fase pela qual passa o Coritiba.
Melhor equipe do país deste primeiro semestre, em que, junto com o Flamengo, mantém-se invicta no Estadual e na Copa do Brasil, a notícia dos dois amistosos cai como uma luva para pretensões maiores do time do Alto da Glória. Principalmente pela explicação do técnico Mano Menezes, que pretende avaliar mais de perto a performance dos jogadores dos clubes brasileiros, que normalmente poucas chances têm nas convocações dos amistosos internacionais agendados pela Fifa.
Indícios para visualizar a convocação de algum atleta coxa há de sobra. O primeiro e mais importante é o próprio rendimento do elenco. Com o escore que o Coritiba tem mantido, é impossível que Mano Menezes já não tenha ao menos pensado em verificar o que faz da equipe do técnico Marcelo Oliveira o principal destaque do país neste primeiro semestre.
Até aqui, são 23 partidas invictas (19 pelo Campeonato Paranaense e quatro pela Copa do Brasil). Dessas, o Alviverde soma 21 vitórias. Ou seja, dos 69 pontos disputados, o Coritiba conseguiu o aproveitamento surpreendente de 94%. Mais: dessas 21 partidas vencidas, 15 foram seguidas, o que garantiu um lugar na história a este time como o recordista de vitórias em série no Paranaense.
O segundo indício de que algum jogador coxa possa ser convocado é a forte ligação do técnico Ney Franco, braço direito de Mano Menezes na CBF e responsável pelas categorias de base da seleção, com o Coritiba. Corto um dedo da minha mão se Mano Menezes, em uma dessas reuniões na CBF, já não tirou algumas informações sobre o elenco coxa com Ney Franco.
E, pela confiança que não só Mano Menezes, mas também a própria CBF deposita em Ney Franco, os jogadores que ele venha a indicar têm grandes chances de aparecer na lista dos convocados de um destes amistosos. Como o mineiro conhece como poucos o elenco da melhor equipe do Brasil, as chances aumentam.
A primeira partida desses dois amistosos será mês que vem, com adversário ainda indefinido. O jogo servirá para Mano Menezes conferir quais jogadores do futebol brasileiro poderão compor a lista de convocados para a disputa da Copa América, na Argentina, em julho.
Os mais cotados do Coritiba para estar nesta partida são Léo Gago e Marcos Aurélio. Se isso acontecer, só se confirma o que já foi dito por Marcelo Oliveira sobre a possibilidade de o Coritiba ter um jogador na seleção: não será surpresa alguma.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais