Para quem veio a Pequim com o objetivo de treinar cinco dias antes de encarar a prova de estrada e acabou passando por paciente do centro policlínico, tive a oportunidade de conhecer a incrível estrutura médica à disposição das delegações. Um amplo edifício com inúmeros setores dotados de muita tecnologia, enfermeiros e médicos de plantão prontos para atender com muita disposição e competência.
Depois de vários exames feitos pelos médicos do COB, fui acompanhado pelo Dr. Bernardino ao centro policlínico do complexo olímpico. Na recepção fomos atendidos por uma enfermeira chinesa que dominava o inglês. A rapidez foi notável e em alguns minutos uma equipe de médicos já estava à nossa disposição. O primeiro exame foi o de urina no tradicional copinho de plástico transparente, e logo fui encaminhado para uma sala onde outra equipe me esperava para o ultra-som. A aparelhagem utilizada despertou minha atenção: máquinas novas de ultima geração. A especialista que operava o aparelho tinha muita habilidade e simultaneamente a equipe ia discutindo e avaliando o que viam na tela do computador. Achar uma pedra no rim esquerdo foi trabalho simples para eles, mas esse não era o problema. O que não foi possível solucionar nessa fase era a dor que eu sentia ao sentar no selim. Com isso surgiu uma nova dúvida e fui encaminhado para a sala de radiografia, com suspeita da existência de outra pedrinha que já havia saído do rim e poderia estar enroscada no canal da uretra. Na sala de radiografia, outro impacto: uma estrutura ainda mais complexa. O doutor pediu uma radiografia baixa na região do abdôme. Eu, na mesma hora, pelo vidro da sala, assisti aos doutores na frente do monitor da máquina com expressões no rosto como se tivessem encontrado um tesouro. Lá estava a famosa pedrinha de 0,4 mm, enroscada no final do canal da uretra.
Todo esse processo no centro policlínico foi extremamente rápido e eficiente. Fiquei impressionado com a estrutura e organização, pois fizeram um trabalho digno de Olimpíada e sem dúvida superaram minhas expectativas até nesse ponto.
Medalha de ouro aos chineses.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião