O que vinha sendo falado aos microfones e martelado em teclas se confirmou, depois da quarta rodada do octogonal decisivo: a sexta rodada decidirá o título do PR-09.
O Paraná teve sua chance de mudar a direção do falatório. Foram mais de 90 minutos de jogo no Couto, com o maior público do campeonato até agora, para desdizer a maledicência contra suas cores e possibilidades. Porém, no sábado de Aleluia, foi malhado sem dó pelo rival alviverde.
O alquebrado Tricolor descerá à Baixada na próxima bateria do torneio à espera de um milagre e contando com mais vaias da torcida rubro-negra; e mais uma dose de teimosia diletante de Geninho.
Mesmo o CAP mal das pernas, será difícil ao PR Clube remexer novamente a tabela de classificação e despontar como nubente ao título. O Paraná voltou ao ostracismo. É um maior abandonado. Viverá agora de migalhas dormidas de algum pão e de pequenas porções de ilusão. Isso ainda deve lhe interessar nesta reta final do PR-09.
A verdade é que o PR Clube cedeu, provisoriamente, seu lugar no Trio de Ferro ao J. Malucelli. A um ponto da dupla Atletiba e vivendo um período de pupa para uma nova vida, o caçula, o timãozinho do Ecoestádio, não está nem aí para o Centenário e bicampeonato Alviverde e tampouco para as intenções rubro-negras de honrar a camisa e quebrar o serviço do arquirrival verde.
Estão também dizendo aos microfones e martelando em teclas que seria um fiasco memorável para a dupla Atletiba perder o título para um time que logo mais será extinto e que tem uma torcida que cabe toda no banco da frente de uma Fusca.
Se o Paraná saiu do páreo, resta à dupla jogar com um olho na bola e outro no guri do Barigui. O piá tem jogos mais fáceis (Cianorte, em casa; Nacional, em Rolândia e por fim o Paraná Clube, de novo em casa. Até lá, sabe-se Deus como vai estar o Tricolor da Vila; talvez já entregue às moscas).
E ao Paraná resta esquecer o PR-09 e lustrar as chuteiras para a Copa do Brasil e não pendurá-las precocemente neste primeiro semestre. Hoje já deve estar no Ceará, onde amanhã enfrenta o Fortaleza. A exemplo de Coxa e CAP, o Tricolor também deve trazer os nordestinos para uma visita à limpa e organizada Curitiba claro, dependendo do ângulo que se olha a capital paranaense; e este daqui de minha janela é uma belezura.
O Bahia verá, também amanhã pela Copa do Brasil, uma bela Curitiba vista do Alto da Glória. Neste caso os alviverdes devem estar torcendo para que o turista tricolor baiano, logo após o jogo, odeie a cidade.