Na graça deste 2009 o Coritiba faz 100 anos, o Atlético completa 85 e o Paraná 20. Somando os três dá 205 anos de história de futebol tingui, noves fora as fusões do CAP e PR Clube que, se computados seus antecessores, daria uma conta bem mais alta quanto, Carneiro?
O aniversário dos três neste ano são números arredondados, diferentemente da bola que eles veem jogando, sobretudo o Alviverde e o Tricolor.
O Rubro-Negro vem num ritmo mais consistente, parecendo mais à vontade com sua idade do que seus vizinhos neste início de temporada: eliminou num só golpe o primeiro adversário da Copa do Brasil e lidera com folga o PR-09.
Perdeu sua invencibilidade apenas na 12ª rodada para o Cianorte, time da vez do interior que, junto com o Nacional, quer estragar os planos de feliz aniversário dos três metropolitanos o Leão do Vale do Ivaí já fechou seus compromissos com o Trio de Ferro virgem, sem perder; o Nacional tenta o mesmo na próxima rodada, com o Verdão, no Couto.
O Coxa segue seu sócio de clássico Atletiba hesitante, a puxavões da diretoria e berreiro da torcida. Não querem e não podem ver seu maior chibalé enfeitado com uma faixa preta e vermelha escrito "campeão paranaense". Deste Estadual não! É o estadual de sua centúria, seu século!Ah, não, vá vestir outra faixa, levantar outro troféu. Este, não!
Pois bem... é justamente isso, este Estadual, que o Atlético também deseja. Afinal, o Furacão também precisa de um mimo para seus 85 anos, além de uma camisa comemorativa, uma revista e um jantar no Madalosso. Arrancar do forno qualquer preparo para as solenidades iniciais do centenário alviverde, impedindo o bicampeonato paranaense, seria um regalo duplo à Baixada.
A verdade é que o título do Paranaense cai bem para qualquer aniversariante, inclusive para o Paraná Clube, que parece estar nem aí para os seus joviais vinte anos. Se não conseguir classificação ao octogonal, talvez seja melhor esquecer o aniversário e, em vez de encomendar o bolo, ir encher a cara do boteco mais próximo.
Ou talvez o Tricolor esteja planejando, secretamente, comemorar mais à frente, perto do aniversário, com a volta à elite do Brasileiro. Ah, isso seria um presentão e tanto. Mas se manter o mesmo andar, o boteco é mais perto.
O Estadual é a melhor loja para se comprar um presente de aniversário sem gastar muito. A taça tem um custo bem menor do que as oferecidas em hipermercados, como Copa do Brasil ou Brasileirão.
Daí a importância de garantir algum presentinho já, no Estadual. Isso vale para aniversariantes do interior, claro. Afinal todo mundo faz aniversário um dia, redondo ou não.
De qualquer modo, como diz a música "Envelheço na Cidade", do Ira!, velha banda do tempo deste velho cartunista e dublê de cronista esportivo, "um feliz aniversário, para mim e pra você".
Deixe sua opinião