• Carregando...

Olhando para a tabela de classificação da Série B, só agora reparei no Barueri. Que diacho é esse time, pensei.

Confesso que ele havia passado despercebido durante estas nove primeiras rodadas da Segundona. Você presta mais atenção em times como Ponte Preta, Criciúma, Vitória, Fortaleza, Ceará, etc.

Mas apenas agora, em terceiro lugar, com os mesmos 16 pontos ganhos que o vice-líder Coxa – perde para o alviverde no número de vitórias, 5 contra 4 –, é que botei os olhos no bicho.

Fui atrás, investigar em mais detalhes o – para mim – misterioso time. Tio Google está aí para isso.

O Grêmio Recreativo Barueri nasceu no mesmo ano que o Paraná Clube, 1989. Em parceria com a prefeitura de Barueri – cidade com pouco mais de 200 mil habitantes, 64 quilômetros quadrados, fincada na região metropolitana de São Paulo, a exatos 26,5 quilômetros do marco zero da capital paulista, a Praça da Sé –, a ONG G.R. Barueri foi fundada apenas para tirar a criançada do ócio&vício das ruas do pequeno município, sexta economia do seu estado. Várias modalidades esportivas são ensinadas ali. De peteca a futebol.

Só que como o futebol está para os brasileiros assim como as CPIs e pizzas estão para os congressistas, a organização não governamental ganhou holofotes assim que pisou nos gramados do futebol profissional do estado de São Paulo.

Dentre suas conquistas estão vários acessos no Campeonato Paulista, onde foi campeão na Série A-3, em 2005, e campeão da A-2 em 2006, hoje na elite.

Está agora no cangote do Coxa porque ganhou o inédito acesso à Série B com o quarto lugar da Série C, no ano passado. E pelo jeito quer ir mais longe.

Tem mais: além de um ótimo CT está construindo um estádio multiuso para atleticano nenhum botar defeito.

Em maio último inaugurou a primeira fase, para 15 mil torcedores, coisa que já se iguala ao Paraná Clube.

Se tudo der certo, entre 2008 e 2009 a Arena Barueri fica pronta para 40 mil felizes baruerienses. E tudo seguindo as lições do caderninho da Fifa. Eles também querem um naco da possível Copa 2014 no Brasil.

Mas voltemos para a tabela. O Grêmio Recreativo Barueri, assim como o líder Criciúma, só perdeu um jogo até esta data: foi para o Santa Cruz, em Recife, 3 a 0, pela segunda rodada. O time devia estar com o motor frio ainda.

Já bateu por 2 a 1 o líder catarina na terceira rodada e hoje pega o Vitória, quarto colocado.

Fará uma visita ao Alto da Glória ainda neste mês.

É bom ficar de olho neste tal de Barueri.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]