"Mas o que que é isso, Mauro Maurício?!?", "Explica isso, Mauro Maurício!!!", gritava um sujeito em uma divertida propaganda de rádio, veiculada até pouco tempo.
Depois de ver o goleiro palmeirense subir ao ataque em cobrança de escanteio, aos 29 minutos do segundo tempo, na peleja decisiva contra o Grêmio de Porto Alegre, o áudio publicitário acima veio à memória: "Mas o que que é isso, Marcos Roberto?!?".
O arqueiro do Palestra Itália havia surtado, endoidado. Teria enlouquecido o moço? Sim. Foi aos 27 minutos, quando tomou o gol bobo na cobrança de falta de Theco. A bola passou assoviando despreocupadamente, como quem não quer nada, por toda a zaga do Porco, terminando feliz em suas redes. Aquilo foi demais para um goleiro campeonísssimo como Marcos Roberto. Não chegou a ser um frango, apenas cheirou a pena sapecada.
Dois minutos depois, faltando 20 (com os cinco dos acréscimos) para o final da partida, esqueceu que era o goleiro e foi ao ataque. Subiu uma, duas, três, quatro vezes, inclusive com o requinte de procurar tabelinha com seus companheiros!
Ora, pois... Se o seu técnico Wanderley Luxemburgo pasmo diante do que via - faz às vezes de comentarista (como este cartunista), por que ele não poderia experimentar a vida de um atacante por alguns instantes?
Poderia ter dado certo, assim como arriscou levar mais um gol tosco. Metade da torcida vibrou com sua coragem (bravura muitas vezes é eufemismo de tolice), metade olhou estupefata para o relógio: "Explica isso, Marcos Roberto?!?".
Também não se pode desconsiderar que, se o time alviverde paulista vinha arquitetando conscientemente o gol de empate, o surto de São Marcos naquele momento ainda precoce do jogo teria botado tudo a perder.
Sendo assim, com a derrota, abriu espaço para os gaúchos voltarem à briga pelo título. O Grêmio agora terá jogos mais fáceis do que o líder São Paulo, com apenas dois pontos à frente do time do Olímpico: Coritiba, Vitória e o Galo são adversários inócuos, com malas prontas e bilhetes reservados para as férias. O lanterna Ipatinga será o penúltimo jogo e até lá deverá continuar segurando o farolete.
Já o tricolor paulista só tem um oponente em férias, o Goiás. Figueira, Vasco e Fluminense ainda estarão fazendo expediente como não fizeram durante todo o campeonato.
* * * * * * *
Hoje tem nove jogos pela Série B. Vila Nova x Barueri, brigando pela última vaga do acesso, é o mais atraente, se é que dá para dizer que jogos da Segundona são atraentes, com o Corinthians já campeão.
Paranito pega o vice-lanterna Gama, fora. Anda dando muito mole e pode ter de mandar seu goleiro pro ataque nos últimos instantes.
tiagorecchia@gazetadopovo.com.br
Deixe sua opinião