• Carregando...

Está difícil o pessoal se entender em relação à "paradinha" na cobrança do pênalti. A CBF soltou uma circular em meados do mês passado numa tentativa de botar ordem na coisa, sem sucesso.

O texto não é claro, não regulamenta coisa alguma: "É dado o direito de fazer uma paradinha, correr em ziguezague etc., desde que sem exagero, o que o bom senso detecta, pois uma coisa é finta e outra, bem diferente, é a ação para ludibriar o adversário".

Ora, tudo que se faz no futebol são tentativas de ludibriar o oponente para chegar ao gol. Futebol é a arte da dissimulação, e time que não tenta engambelar o rival durante os 90 minutos não ganha jogo.

O pênalti é a síntese disso. Batedor bom é aquele que coloca a bola num canto e o goleiro no outro. Logro que a galera aplaude de pé. O "bom senso" que a CBF quer nem mesmo ela sabe onde está.

Para este cartunista – e dublê... – a questão da cobrança de penalidade poderia ser resolvida assim: pode qualquer tipo de finta antes de chutar a bola; se quiser correr em direção a ela ziguezagueando, saltitando, sapateando, gritando – como fazem alguns atletas olímpicos –, fazer o sinal da cruz, cuspir no chão etc., fique à vontade. Mas, por favor, chutar o chão antes de chutar a bola, não. Aí é demais.

Alan Bahia chutou tão forte o chão no pênalti contra o Palmeiras que levantou poeira. Deve estar com os dedões do pé no gelo. Isso já não é paradinha, é cobrança em dois lances: um chute na grama e outro na bola.

Cobrar pênalti assim fica parecido com handebol. Já tentou pegar um pênalti em handebol? Não perca seu tempo, não conseguirá nunca. Handebol e paradinha são uma covardia com os goleiros.

* * * * *

Depois da última rodada das Séries A e B, postei no blog Los 3 Inimigos o seguinte: do jeito que os três vêm se comportando na tabela de classificação, ora um pouco mais acima, ora mais abaixo, correm sério risco de em 2009 cada um jogar numa divisão diferente: A, B e C.

O Coxa se manterá na Série A, com cacife para uma vaga à Libertadores. Já Atlético e Paraná precisam acabar com o futebol paradinho que estão jogando para não caírem para a Série B e C, respectivamente.

O Rubro-negro e o Tricolor estão iguais nas tabelas A e B: à beira da ZR, em 16º, com 23 pontos. Um perigo.

A torcida era para que o Paraná se juntasse novamente à dupla Atletiba no ano que vem. A torcida agora é, veja só, para que continue onde está (e tem que descolar pelo menos um empatezinho hoje!).

O Atlético também, ficando onde está, na elite, já será um regalo para um ano desgraçado para os atleticanos.

Enfim, que permaneça AAB, nada de ABC. Fica para a próxima temporada o retorno do Paranito. E voltar a compor um bonito AAA.

(AAA? – entonces, tim-tim – hic!).

tiagorecchia@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]