Quando o Coxa caiu para a Segunda Divisão, em 2005, leitores me perguntavam curiosos: "E agora, será apenas Los 2 Inimigos?". Tinha sempre uma resposta pronta: "Não muda nada. Aliás, as provocações ganharão novos argumentos".
Infelizmente para o Coxa, foi isso que aconteceu. Nestes dois anos em que o Alviverde amargou a Segundona, desenhei muito El Atleticon y El Paranito infernizando El Corisco na temporária agora sabemos condição de time rebaixado de categoria.
Para mim foi moleza. Renovei meu repertório. Tomando sempre o cuidado de não maltratar muito o já abalado Corisco. Sabe como é a torcida, né? Não se cutuca paixão com vara ou caneta curta.
E agora?
Com a volta de Corisco à elite do futebol e Paranito na corda bamba nestas últimas três rodadas do Brasileiro, a mesma pergunta de 2005 retornou. Será apenas Los 2 Inimigos em 2008? Caso isso se repita, minha resposta se mantém a mesma. Só mudam as cores da camisa.
Mas torço para que isso não aconteça. Acho que esgotei a temática de "dois no bem-bom e um no purgatório". Mas se o pior for inevitável ao Paranito, que seja a vez dele beber do veneno que usou contra Corisco.
Um rodízio que a torcida tricolor não gostaria de experimentar. E eu tampouco de desenhar. Mas acho que Paranito ainda se segura na elite. Amém.
Os gremistas tentaram matar dois coelhos com um só golpe. Em seu site oficial, felicitaram o Coxa pelo retorno à Série A, com palavras do tipo "grande clube paranaense", "saudades deste campeão brasileiro", "engrandece e honra o futebol do Paraná e do Brasil" e por fim "nos encontraremos em 2008 para duas grandes partidas, dignas de dois grandes clubes".
O segundo coelho foi o Atlético.
A respeito disso a Batalha da Arena , muito disse-me-disse e nenhum foi-isso. Todo mundo é mocinho; não tem bandido nessa história.
Acusam o CAP de fazer um corredor polonês no acesso aos vestiários da Arena para intimidar seus adversários. Clubes como São Paulo e Palmeiras também teriam sido vítimas. Não deve ser verdade. Se fosse, já teríamos lido isso na imprensa paulista. Até hoje, nenhuma linha.
Parece que só o Tricolor gaúcho ganhou a tal recepção calorosa. Retribuição ao acolhimento que o CAP recebeu no Olímpico?
Pois é... Grêmio e Atlético acabam de inventar um novo clássico brasileiro, o "Atlétrêmio". Até tremo só de pensar num novo encontro dos dois na temporada 2008.
Juízo, criançada.
tiagorecchia@gazetadopovo.com.br
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias