Está dando para escutar de minha janela a chiadeira rubro-negra. E olha que este cartunista e dublê-de-você-já-sabe mora bem longe da Baixada. O som que vem de lá está suplantando o carro do sonho que, aliás, hoje (ontem, para você que está lendo hoje) deu um tempo.
Estão indignados com o time. Que time? Aquilo é time? É. É time. Com número nas costas da camisa e tudo. Só que não está dando pé. Nem pé nem cabeça. Cabeça até tem, a do Geninho. Serve? É... não é o suficiente. Só a cabeça do Geninho não vai tirar o CAP da ZR. Só a torcida, aos berros também não.
O que fazer, entonces? Paciência, muchachos. Muita paciência nesta hora. Faltam nove rodadas ainda. Só nove? É, só nove, mas ainda é o bastante para muita coisa, inclusive o... não, não, não, o rebaixamento não!
O Atlético tem que ir ao Beira-Rio de mala e cuia e raiva. Muita raiva. Babando de ódio. Isso não se faz com um time da envergadura do Clube Atlético Paranaense.
A organizada Fanáticos tem de pegar um buzão e ir bradar aos gaúchos uma coisa que os vizinhos mais ao Sul sabem muito bem: "não está morto quem peleia." É velha, mas ainda faz comida boa.
Os três próximos jogos serão para pelear muito e pelar o couro. Além do Inter, Cruzeiro e Vasco. Cá e lá.
Está difícil? Então faz o seguinte, torcedor atleticano: não torça mais. Desista. Só observe. Não se envolva emocionalmente neste negócio. Não tem como? Faz isso, então: torça com moderação. Com cautela, resignação. Não beba muito. Não brigue com seu cônjuge. Faça uma oraçãozinha antes de deitar. Acorde cedo. Tome uma ducha agora que está esquentando, fria! Vá ao trabalho assobiando aquela canção da Amy Winehouse, "Rehab": I say no, no, no!
Se não gosta da Amy, fique com o Petraglia, que também disse "não, não, não!". Tá, você não precisa acreditar no Mário. Nem no time ah, esse time! Acredite no Geninho, então. Você não quer acreditar em mais nada? Bem, acreditando ou não, as coisas vão acontecer, bem ou mal.
O que vai acontecer com o Atlético? Ah, isso ninguém sabe. Ninguém sabe nada. Olha essa crise no mercado financeiro mundial em breve também nacionalizada. Leia os melhores especialistas. Nenhum sabe o que vai acontecer amanhã.
Não será você que vai saber o que vai acontecer com o Atlético nestes últimos nove jogos.
É. A única coisa que você pode fazer mesmo é assoviar pelas ruas da cidade o hit atleticano do momento. "No, no, no". Ou "não, não, não".
tiagorecchia@gazetadopovo.com.br
Deixe sua opinião