Está dando para escutar de minha janela a chiadeira rubro-negra. E olha que este cartunista – e dublê-de-você-já-sabe – mora bem longe da Baixada. O som que vem de lá está suplantando o carro do sonho – que, aliás, hoje (ontem, para você que está lendo hoje) deu um tempo.

CARREGANDO :)

Estão indignados com o time. Que time? Aquilo é time? É. É time. Com número nas costas da camisa e tudo. Só que não está dando pé. Nem pé nem cabeça. Cabeça até tem, a do Geninho. Serve? É... não é o suficiente. Só a cabeça do Geninho não vai tirar o CAP da ZR. Só a torcida, aos berros – também não.

O que fazer, entonces? Paciência, muchachos. Muita paciência nesta hora. Faltam nove rodadas ainda. Só nove? É, só nove, mas ainda é o bastante para muita coisa, inclusive o... não, não, não, o rebaixamento não!

Publicidade

O Atlético tem que ir ao Beira-Rio de mala e cuia e raiva. Muita raiva. Babando de ódio. Isso não se faz com um time da envergadura do Clube Atlético Paranaense.

A organizada Fanáticos tem de pegar um buzão e ir bradar aos gaúchos uma coisa que os vizinhos mais ao Sul sabem muito bem: "não está morto quem peleia." É velha, mas ainda faz comida boa.

Os três próximos jogos serão para pelear muito e pelar o couro. Além do Inter, Cruzeiro e Vasco. Cá e lá.

Está difícil? Então faz o seguinte, torcedor atleticano: não torça mais. Desista. Só observe. Não se envolva emocionalmente neste negócio. Não tem como? Faz isso, então: torça com moderação. Com cautela, resignação. Não beba muito. Não brigue com seu cônjuge. Faça uma oraçãozinha antes de deitar. Acorde cedo. Tome uma ducha – agora que está esquentando, fria! Vá ao trabalho assobiando aquela canção da Amy Winehouse, "Rehab": I say no, no, no!

Se não gosta da Amy, fique com o Petraglia, que também disse "não, não, não!". Tá, você não precisa acreditar no Mário. Nem no time – ah, esse time! Acredite no Geninho, então. Você não quer acreditar em mais nada? Bem, acreditando ou não, as coisas vão acontecer, bem ou mal.

Publicidade

O que vai acontecer com o Atlético? Ah, isso ninguém sabe. Ninguém sabe nada. Olha essa crise no mercado financeiro mundial – em breve também nacionalizada. Leia os melhores especialistas. Nenhum sabe o que vai acontecer amanhã.

Não será você que vai saber o que vai acontecer com o Atlético nestes últimos nove jogos.

É. A única coisa que você pode fazer mesmo é assoviar pelas ruas da cidade o hit atleticano do momento. "No, no, no". Ou "não, não, não".

tiagorecchia@gazetadopovo.com.br