Outubro já está aí, no umbral do primeiro dia, iniciando depois de amanhã. Gastaremos os 31 dias do antepenúltimo mês de 2009 num tapa, rapidinho como foram, é verdade, todos os meses anteriores. Os dias estão aí para que gastemos da melhor maneira possível, de preferência fechando cada um deles com saldo positivo. Espera-se que outubro nos seja mais leve era para ter sido setembro, mas não foi , porque a vida tem sido dura nestes meses findos.
Sobre isso este cartunista e dublê de cronista esportivo lembra que acreditava, no frescor da ingenuidade juvenil, em um aforismo de François-Marie Arouet (1694-1778), pseudônimo Voltaire, que afirmava que "a melhor vingança para esta vida é viver bem". Puxava essa frase do bolso a qualquer um que tentasse me enredar com suas queixas cotidianas.
"Não esquenta. A melhor vingança para esta vida é viver bem" dizia sem pudor e depois dava as costas ao plangente.
Guardei esse coringa na manga até que um dia, outro amigo, agora psicanalista, rasgou minha carta voltairiana com um inesquecível "a vida não exige vingança". Ele tinha razão, a vida não pede mesmo vingança de nada. Só pede que se viva, na divisão que for.
O próprio Voltaire, em sua comédia Cândido ou O Otimista, enfiava seu protagonista Cândido em permanente questionamento sobre a veracidade e utilidade dos ensinamentos otimistas de Pangloss, seu guia espiritual, mestre de plantão.
Pangloss garantia a Cândido que vivemos no melhor dos mundos, sem muito esforço. "Fique frio, está tudo dentro dos conformes, insistia o pensador."
Abandonando aos poucos a inocência, Cândido, enfim, encorajou-se a contrariar seu guru, assegurando que era necessário, porém, cultivar o jardim para que tenhamos o melhor dos mundos.
* * *
O que seria necessário fazer para que nossos três "muchachos" da pelota vivam no melhor dos mundos, nesta altura do campeonato? Cultivar seus jardins? Não. Agora é tarde para isso.
Acho que o melhor dos mundos para os três seria o campeonato Brasileiro, A e B, acabar imediatamente. Já. Agora.
Bom se tivesse terminado no último final de semana. Se seu fim pudesse ser já na próxima rodada, a 27.ª, também seria uma boa.
Está muito perigoso continuar nele. E não dá para pular fora, infelizmente. Ainda faltam 12 rodadas e elas serão, uma a uma, horripilantes. De acabar com os nervos até de um tranquilo e otimista Pangloss.
Atlético e Coxa não estão muito cotados para o rebaixamento, assim mesmo preocupa esse 14.º e 15.º lugar na tabela. O CAP jogou como campeão brasileiro contra o líder Palmeiras, tranquilizou a torcida, mas vá mostrar para a D. Maria sua classificação para ver se ela não saca imediatamente o rosário.
O mesmo acontece com o Coritiba. O mesmo também com o Paraná Clube. Estão se agarrando como podem fora da ZR. Bom se o Brasileiro pudesse acabar pelo menos na próxima rodada.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink