Depois de aprovado por quase a unanimidade, senão toda, o sistema por pontos corridos ganha suas primeiras críticas. O alvo são os jogos envolvendo os quatro times Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo que disputam três das quatro vagas da Libertadores (o triunfal e virtual campeão São Paulo já guardou a sua).
O queixume, ouvido em alguns programas esportivos, é pelo seguinte: uns seriam beneficiados pelo desinteresse do adversário, outros teriam pela frente times que ainda precisam vencer.
Veja o caso do Cruzeiro: pega, na penúltima rodada, o Papai Noel desta reta final do Brasileirão, o Inter, que vem jogando com reservas, poupando os titulares para os jogos decisivos da Sul-Americana e presenteando com preciosos pontos seus adversários, mesmo em partidas no Beira-Rio.
Na última rodada a Raposa tem a atual vice-lanterna Portuguesa, em sua toca. Talvez a Lusa vá ao Mineirão ainda lutando contra a queda, mas é pouco provável que obtenha sucesso lá. Noves fora, uma das vagas da Libertadores ficaria com os mineiros.
E o Palmeiras? Joga domingo no Barradão com o "sócio" Vitória. Dois titulares do Rubro-Negro baiano já estão na folha de pagamento do Parque Antártica, contratados para 2009 e vão jogar. Este é o jogo mais questionado.
Depois, na rodada saideira, o Verdão paulista pega o Botafogo, em casa. Só se o time carioca quiser ajudar ($) o compatrício Flamengo para o Porco ficar sem sua vaga. Noves fora, duas vagas da Libertadores já teriam dono.
O Grêmio deu tchau para o título depois da goleada que tomou do Vitória, mas está na briga por um lugar no torneio continental. Enfrenta o Ipatinguinha no Ipatingão e, por fim, no Olímpico, ratificaria a Libertadores contra um Galo que no momento só canta canção de ninar. Noves fora, esta última vaga ficaria com o Imortal.
E o Flamengo? Goiás no Maracanã não muito fácil, mas no Maraca , e, aqui pode ter sido a origem da jeremiada, o Atlético na Baixada. O Rubro-negro paranaense poderá ter de jogar a vida no dia 7 de Dezembro contra o Rubro-negro carioca que, passando pelo time goiano, pisará na Arena ainda vivo na disputa pelo desejado regalo.
Para não chegar à última rodada tendo um Furacão precisando vencer, o Mengo terá de torcer pelo seu xará nas cores contra o Náutico, no Aflitos um jogo que promete fortes emoções à torcida atleticana se Pedro Oldoni estiver em campo.
Na verdade estas questões levantadas sobre se os pontos corridos são mesmo totalmente justos não passam de bobagens. Claro que é o melhor formato.
O único inconveniente dos pontos corridos é se tivermos que assistir o São Paulo enfileirar mais alguns títulos do Brasileirão, confirmando que não passamos de uns bananas coadjuvantes do Tricolor, aspirando, no máximo, a uma vaguinha na Libertadores.
tiagorecchia@gazetadopovo.com.br
Deixe sua opinião