A única coisa que se pode dizer a esta altura do Campeonato Paranaense é que, enfim, ainda bem, graças a Deus, ufa!, ele está no fim da primeira fase. Mais três, quatro ou cinco rodadas e teremos só a metade dos participantes, diminuindo também pela metade as possibilidades de encrencas.
Se você estranhou a variação de rodadas citada acima para encerrar a primeira fase, olhe a tabela: verá que oito times já fizeram seus 12 jogos, seis completaram 11 e dois Paraná e Adap Galo disputaram apenas 10 partidas.
Dos regionais mais bizarros do país, o nosso deve sagrar-se campeão.
Depois do estupefato "mando" de campo aplicado pela Portuguesa no Pinheirão, contra o Coxa, onde a equipe londrinense não devia saber nem mesmo onde ficavam os vestiários, entre outros incidentes, vimos também o indigesto W.O. sobre o lanterna Nacional, de Rolândia, no jogo de um time só, quando o mandante Iguaçu, de União da Vitória, fez 1 a 0 sem goleiro pra formalizar o ganho dos três pontos da partida, enquanto o lanterna tomava soro.
A intoxicação dos atletas de Rolândia deve ser conseqüência também da eminente queda para a Divisão de Acesso, além da alimentar.
E ainda nesta semana a bizarrice continua: o Paraná pega o mesmo Iguaçu na quarta e quinta tem o Roma, de Apucarana. Claro, dividido em dois times, o A e o B.
O improviso é o grande craque desta primeira etapa do Paranaense.
***
O site FutebolPR fez uma avaliação das possibilidades de cada time do Paranaense para entrar no bonde da alegria da segunda fase. Resumo:
O Galo Adap já está embarcado.
Cianorte está quase, mas enfrenta o líder e concorrentes diretos da capital.
O Paranavaí tem, a cada rodada, algum atleta suspenso e seus concorrentes tem mais jogos pela frente.
Atlético tem a melhor artilharia do torneio, com 30 gols, e suas três últimas partidas são em Curitiba: Paraná na Vila, Cianorte e Iguaçu na Baixada.
Jotinha: não deverá conseguir anulação do jogo com o Galo (1x1) e lhe restam apenas três jogos, todos fora; perdeu dois mandos.
O Rio Branco pega o Tubarão em alta, em Londrina, mas encerra a fase com dois jogos na Estradinha. Pode passar.
Coritiba tem quatro jogos, só um fora de casa, contra o Paranavaí; o problema estaria em receber visitas indesejáveis: Londrina e Iraty.
Iraty: com dois jogos fora (Galo e Coxa) e dois em casa. Precisa arranjar dois pontos no estrangeiro pra decidir em casa; ao contrário, nada feito.
O Paranito, junto com o Galo, e o que tem menos jogos realizados. Vencendo amanhã o Iguaçu, com titulares, e o Roma na quinta com os reservas, pula pra terceiro na tabela. É só uma questão de reposição de jogos.
Dos time restantes, só o Londrina esboça reação pra seguir. O resto luta pra não cair.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas