O que tem a ver a tragédia da Fonte Nova com o dinheiro amocambado na Federação Paranaense de Futebol? Tudo. Pois são apenas mais duas anotações na ficha corrida do futebol brasileiro, sob a cabecilha de Teixeira, o Perpétuo, e sua CBF.
O desabamento da arquibancada no estádio apodrecido do Bahia não foi o primeiro nem o último. A grana em fundo falso de cofre houve notícia anterior de que estaria enterrada no quintal (e poderia ser na cueca de algum espertinho) da FPF também não é caso isolado.
Os piratas do pobre futebol nacional são numerosos e seguirão enterrando fortunas originárias dos bolsos dos otários torcedores, que se penduram em qualquer laje para ver seu time. Pobres abestalhados.
E estes são os únicos responsáveis por toda esta bagaceira que é nosso futebol. Assistem a jogos e aos logros dos quadrilheiros e larápios da pelota com uma passividade de bicho-preguiça.
Deveriam ser mais ativos na Justiça. Ajuizar contra os que não cumprem o mínimo do Estatuto do Torcedor.
Aliás, deveriam decorar o Estatuto e toda semana entrar com alguma ação contra os cangaceiros da bola.
Seria um belo torneio para se assistir: ver sendo derrubados um a um os sacomanos do futebol brasileiro, de norte a sul.
Limpar o quintal, a começar por Teixeira, o Infindável.
Já comentei aqui que o estado do Paraná não tem cacife, por ora, para manter três times na Primeira Divisão. A seqüência de um subindo e algum outro descendo será corriqueiro. Acostumem-se, bons homens da bola.
Tivemos momentos memoráveis com os três times da capital juntos na elite. Isso tende a ser mais raro daqui em diante.
Os gaúchos representando também o Sul igualmente não seguram três na Série A. O mais fraco, o Juventude, caiu e não tem data para voltar. A dupla Grenal sempre será concorrente ao título.
Resta saber agora se a dupla Atletiba fará um bom Brasileirão em 2008. Para isso, irão precisar de muitos reforços.
Mas que seja com dinheiro limpo, não de fundo falso ou enterrado em algum jardim.
Nosso quintal merece ser mais bem cuidado.
tiagorecchia@gazetadopovo.com.br
Deixe sua opinião