Saldo de gols é tão importante quanto um apito favorável do juiz. Nesta largada da Série A e B do Brasileirão, as tabelas de classificações estão variando de uma para outra como as horas do relógio de Adoniran Barbosa. Acima de tudo a tabela da Segundona, com Coritiba, CRB e Fortaleza dividindo a segunda posição. Os jornais daqui dão o Coxa como segundo, enquanto os do Nordeste dão Fortaleza e CRB. Ainda é cedo para se aplicar a regra de desempate, claro, mas é sempre bom lembrar que fazer saldo de gols dá título quando os ovos frigirem.
Com times rigorosamente iguais em vitórias, os outros critérios são o saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto (quando ocorrer empate apenas entre dois clubes); menor número de cartões recebidos e por fim sorteio.
A goleada de 6 a 3 que o Atlético aplicou no Figueirense, a maior da primeira rodada, que não teve nenhum jogo sem gol (média de 3,9 gols por partida), poderia dar ao Rubro-negro mais saldo se não fosse sua furada e assustadora defesa. Não joga no mesmo ritmo que o ataque, comandado pelo genial Alex Mineiro. A ofensiva do CAP pode ser revezada com Dênis Marques, Pedro Oldoni e Ferreira, mas sem o maestro Alex eles desafinam e afinam.
Não dá para fingir que não sabe que o Figueirense jogou com time misto, como o Grêmio, também goleado pelo Paranito. No Grêmio tinha reserva de reserva (Figueira e Grêmio disputam ainda a Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente).
Então, caros heróis do gramado, aos gols, sem tomar.
***
Na semana que vem, quinta-feira, dia 24, os atleticanos terão uma partida amistosa de lacrimejar os saudosistas. Paulo Rink fará sua despedida ao lado de Oséas, o "Gullit da Baixada", que confirmou presença para a festa. A dupla que levou o Atlético à Primeira Divisão enfrentará o time principal, com Alex Mineiro em campo.
Oséas, que ontem completou 36 anos, atualmente disputa o Showbol pelo Palmeiras.
Um amistoso desses dava para repetir numa futura reinauguração da Arena, quando completarem aquela famigerada reta que não sai do papel.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia