Não está sopa o Brasileirão para alguns times. Ganha-se ou perde-se várias posições na classificação em um piscar de olhos.
O Paraná, por exemplo, amanheceu no domingo em sexto e foi dormir no mesmo dia em décimo, de barriga vazia e pés frios. Só a cabeça quente.
Com o ingresso trocado por um pacote de sopa para o jogo com o Atlético Mineiro, a torcida tricolor deveria ter pedido, junto com o bilhete, um antiácido pro estômago. (Está aí uma sugestão para a nova troca sopa/ingresso para a partida contra o líder Botafogo, no próximo domingo: um antiácido com o ingresso na promoção!)
Foi um recorde de público na Vila, com mães e filhos acompanhando os marmanjões para ver o Galo cantar em terreiro alheio numa tarde fria de rachar os beiços.
O Paraná é dono da Vila Capanema, mas a Vila - e os torcedores já devem ter percebido isso foi arrendada. Em sete jogos em seu lar doce lar venceu apenas três (3 a 0 no Grêmio, na largada do campeonato; 1 a 0 no Sport, na sétima rodada e 1 a 0 no Palmeiras, na 13ª).
Longe de casa tem quatro empates, três vitórias e apenas uma derrota, contra o Inter.
A timidez em jogar no Durival Britto está levando o Paraná a passar fome no torneio. Se quiser ao menos mais uma participação na Libertadores, terá que retomar posse de seu território.
Com 20 times disputando o Brasileiro, tem muito mais talheres do que sopa e, jogando em casa, tem que usar colher, não garfo.
Bem pior a situação do Atlético. Luta apenas para não cair. Ingressos caros, estádio vazio, uma das piores médias de público.
Não está na hora de também botar uma sopa na seqüência do campeonato para esquentar o frio futebol oferecido em prato raso à torcida?
Ao contrário do Paraná e Atlético, o Coxa vem garantindo pontos em casa e agradando à sua torcida, que marca presença mesmo com frio, chuva e sem sopa.
Pode retomar à vice-liderança hoje contra o Avaí. Ficaria nela pelo menos até sábado, quando o Marília, atual vice, joga com o Santo André, fora.
Se tudo der certo hoje, já que não tem sopa, pode comemorar com um quentão.
Este cartunista e dublê de cronista esportivo estará em férias por minguado tempo. Volta dia 21 próximo. Até lá.
tiagorecchia@gazetadopovo.com.br
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados