E eis que quando todas as partículas da poeira levantada pelo artigo 9º do regulamento do PR-09 já haviam se acomodado, surge uma inesperada lufada para remexer o apaziguado esturrinho da tabela de classificação.
Coritiba e Atlético fecharam a terceira rodada do octogonal empatados em pontos e número de vitórias. Os incautos então passaram para o próximo critério de desempate, como é em qualquer regulamento mundo da bola afora: saldo de gols. Coxa tem quatro, Atlético três. Noves fora o Alviverde despontaria no topo da classificação.
Foi o que se viu e em alguns ainda se vê em portais como Globo.com, UOL, Lance.net e até na Gazeta Online (retificado em seguida): o Coxa em primeiro. A atualização de uma tabela on-line é programada para ajustar conforme os critérios de praxe: pontos, vitórias, saldo de gols, gols pró e etc.
Mas aí entrou em cena mais um artigo das normas do torneio redigidas pela FPF para driblar todo mundo, o artigo 14, que diz que "ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre duas ou mais EPD (Entidade de Prática Desportiva veja só!), aplicam-se, sucessivamente e pela ordem, os seguintes critérios de desempate: maior número de pontos ganhos na soma das duas fases, caso as EPD tenham alcançado a segunda fase (o que é óbvio, Deus do céu!); maior número de vitórias" etc.
Na verdade vários artigos do regulamento ou redundam ou se contradizem.
Veja o artigo 10: "Será campeã a EPD com maior número de pontos acumulados na segunda fase do campeonato e vice-campeã aquela que obtiver a segunda maior soma de pontos na segunda fase". Não teria que ser "pontos acumulados na primeira e segunda fase"? Até o corretor do Microsoft Word fica doidinho com o texto, sublinhando quase tudo para as devidas correções.
E tem mais. Este é o artigo 11: "Para efeitos de classificação geral no campeonato, deve-se inicialmente considerar a fase alcançada pela EPD, e, posteriormente, a soma de pontos obtidos pela EPD dentro da fase que tiver atingido".
Ninguém atinge a segunda fase sem passar pela primeira; e ficando entre os oito. Se o texto tivesse mais disposição à clareza, denominaria apenas o que é Primeira Fase e o que é Octogonal Final e suas convergências e contraposições.
É um legítimo samba do redator doido.
É prudente que a dupla Atletiba, supermandões disputando ponto a ponto o octogonal decisivo, jogue com um olho na bola e outro no regulamento nestas últimas quatro rodadas.
Ainda pode haver mais algum artigo por lá jogando um bolão.