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Na coluna anterior, escrevi que para ser um ótimo jogador é preciso, antes de tudo, conhecer e executar bem as coisas comuns e es­­senciais. Disse ainda que é necessário aprender a regra antes da exceção.

Parece óbvio, mas não é. Quan­do era professor de medicina, notava que um grande número de alunos sabia e gostava mais das coisas raras, das exceções, que da regra. Pa­­­reciam saber muito, porém sa­­biam pouco. Não sabiam as coisas básicas. Isso ocorre em todas as atividades.

No futebol, podemos dizer que os fundamentos técnicos da posição (passe, drible, finalização, de­­sarme, cruzamento) são a regra. É preciso fazê-los bem para ser um ótimo jogador. Não é o que muitas vezes acontece. Alguns atletas ex­­tremamente habilidosos e criativos não vão para frente por causa dessa deficiência. Outros, mais técnicos que habilidosos, têm mais sucesso.

A habilidade é a intimidade com a bola, a capacidade de dominá-la, colá-la aos pés e escondê-la do adversário. O drible é uma mistura de habilidade e técnica.

A criatividade é a capacidade de, em uma fração de segundos, en­­contrar uma solução diferente, perceber as posições e os movimen­­tos de todos os que estão à sua volta e de calcular a velocidade da bola, dos companheiros e dos ad­­ver­­sá­rios. Hoje, especialistas chamam is­­­so de inteligência sinestésica.

A bola não procurava Romário, como gostavam de dizer. Romário estava sempre livre para fazer o gol porque sabia, antes dos outros, aon­­de a bola ia chegar.

O sonho dos treinadores é transformar o futebol em um jogo cada vez mais exato, de técnica, como o vôlei. Assim, eliminariam os acasos, e as estratégias seriam mais valorizadas. Bastaria treinar bastante e repetir no jogo. Os melhores ganhariam sempre dos piores. O futebol perderia o encanto.

O talento é a síntese das virtudes e das deficiências. Nenhum talento individual é suficiente se o atleta não tiver também talento coletivo e ótimas condições físicas e emocionais. Talento coletivo é a capacidade de se adaptar às características dos companheiros e de ter a consciência de que o brilho individual depende do brilho coletivo.

Dou mais valor ao passe decisivo, como os excepcionais passes dados por Hernanes, contra o Grêmio, e Cleiton Xavier, contra o Fluminense, que aos gols marcados por Dagoberto e Diego Souza nessas partidas. Os passes foram muito mais bonitos e mais representativos de uma grande técnica.

Os gols são mais valorizados que os passes. Quando se fala da carreira de um jogador, principalmente de um meia ou atacante, contam sempre o número de gols que ele fez. Ninguém sabe quantos foram os passes decisivos para gols. O artilheiro é o herói, mesmo se for um grosso e atrapalhar o futebol coletivo da equipe.

Se o drible é o mais lúdico dos lances, e o gol define o resultado (muitas vezes, não há relação entre o placar e a história da partida), o passe é o mais solidário dos fundamentos técnicos. O passe é a união, a ponte, entre o individual e o coletivo, entre o desejo, a ambição e a razão.

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