Quase todos esperavam um resultado folgado do Paraná contra o Sport. O treinador Pintado escalou quatro jogadores com perfil ofensivo: Vandinho, Éverton, Josiel e Vinícius Pacheco. Mudou o sistema tático do Tricolor, mas as dificuldades foram grandes por conta do impacto causado pela estréia de Geninho. Jogadores mais aplicados e com disposição de luta.
A teoria nem sempre é acolhida pelos fatos concretos. E mais, ninguém combinou com o adversário o que aconteceria e o time pernambucano surpreendeu pelo empenho.
É como sempre diz o querido amigo João de Pasquale (que será homenageado hoje pela Mesa Real), um estudioso das táticas do futebol: não vale analisar um time apenas, porque do outro lado estão jogadores e treinador com objetivos diferentes. Foi o que sucedeu na vitória importantíssima, do Tricolor. Com o resultado somente o líder Botafogo tem mais pontos do que o Paraná Clube. Marca que faz o Brasil olhar o clube paranaense com mais atenção.
O técnico aposta no que é melhor. Pintado sacrificou um zagueiro e escalou mais um jogador ofensivo para criar facilidade para superar o time de Geninho. Como a prática nem sempre é igual à teoria, o Paraná venceu com um gol do volante Beto, jogador padrão, exemplo de dignidade profissional e empenho pessoal. No futebol o que vale mesmo é o resultado final. Em sete jogos o Paraná ganhou quatro, empatou dois e perdeu um, graças a desastrada arbitragem de Leonardo Gaciba. Melhor campanha só a do Botafogo com 17 pontos ganhos e o melhor futebol do Brasil no momento. E no comando o competente Cuca, paranaense de Curitiba, consagrado como técnico pelo Paraná Clube.
Prestigio de René
O técnico do Coritiba está em alta. Ganha o apoio da torcida, soma pontos e busca a classificação. Está sendo requisitado.
Convidado pelo jurista René Dotti, compareceu ao conceituado escritório de advocacia para falar de futebol. Dotti é torcedor do Coritiba e gosta tanto de futebol que criou um time de advogados, cujo capitão é o discípulo Júlio Brotto. Depois da produtiva palestra o intelectual do Direito e o estudioso do futebol trocaram várias obras literárias. Um encontro singular mostra que um ícone do Direito Brasileiro tem sensibilidade para se identificar com uma atividade popular. Na juventude René Dotti foi jornalista e fez teatro. Na maturidade, é uma das referências do Paraná.
René Simões agradou a platéia.
Nudez de Ana Paula
A decisão da assistente de arbitragem de ser fotografada nua valeu sua exclusão do quadro de apitadores da Fifa, por falta de discrição. Lição do Império Romano: a mulher de César tinha que ser honesta e aparentar honestidade.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink