Cidade do Cabo (AFS) - A equipe feminina do Brasil, integrada por Patrícia Carvalho (PR), Cristina Baldi (RS) e Mariana De Biase (RJ), e capitaneada por Maria de Lourdes Verlangiere, fechou a rodada de abertura do Campeonato Mundial de Golfe Amador (Troféu Espírito Santo), quarta-feira (18), na 29.ª posição, com 154 tacadas (+10). As meninas do Japão estavam na linha de frente com 137 (-7). Na classificação individual, Baldi e Biase terminaram a rodada empatadas por 77 tacadas, na 66.ª colocação. Carvalho, por sua vez, fechou com 82 tacadas, na 101.ª. A japonesa Rikako Morita, com 65 (-7) assumiu a ponta.

CARREGANDO :)

A equipe brasileira piorou no segundo dia de disputa, quinta-feira (19), quando caiu para o 30.º lugar, jogando 150 tacadas na rodada, 304 na soma. A equipe sul-africana, ao contrário, jogou muito bem e passou a dominar a competição somando 277 tacadas, três de vantagem sobre a equipe da Alemanha (280), que fechou a partida em segundo lugar.

Nos jogos individuais, Biase foi a brasileira mais bem colocada. Ela fechou a rodada empatada com seis jogadoras, em 65.º lugar, por 152 tacadas. Carvalho e Baldi estavam na 91.ª colocação, somando 157 tacadas. A japonesa Morita conseguiu permanecer na liderança, somando - até então - 137 tacadas.

Publicidade

O Brasil, jogando 148 na rodada de sexta-feira (20), passou para a 27.ª colocação, empatado com a Venezuela por 452 tacadas na soma. A África do Sul, com 141 tacadas na rodada, 418 na soma, permaneceu na ponta, seguida pela Suécia, com 422 na soma, e a Alemanha, com 423.

Na classificação Individual, a japonesa Morita, com 207, continuava a liderar. A carioca Biase ocupava a 47.ª colocação, com 224 na soma, contra 233 da gaúcha Baldi, que estava na 90.ª colocação, e 235 da paranaense Carvalho, que estava na 92.ª colocação.

As 21 equipes mais bem posicionadas no sábado jogaram os últimos 18 buracos no Zalze Golf Club. As demais seleções, inclusive a brasileira, jogaram no Stellenbosch Golf Club.

A final, no sábado (21), foi das mais disputadas. A seleção da África do Sul, formada por Ashleigh Simon, Kelli Shean, Stacy Bregman e a capitã Sandra Winter, terminou a rodada empatada com a Suécia por 566 tacadas. A decisão foi para playoff, no qual a equipe da casa derrotou a adversária e levou o título do Mundial Amador – Troféu Espírito Santo. Em terceiro lugar ficou a Colômbia, com 567. O Brasil fechou a competição em 26.º lugar, totalizando 602 tacadas.

A sueca Carolina Westrup, somando 280 tacadas, levou o título individual. A melhor brasileira na competição foi a carioca Biase. Ela ficou em 55.º lugar, somando 301 tacadas. A paranaense Carvalho terminou em 82.º, com 308, cinco de vantagem sobre a gaúcha Baldi, que terminou em 92.º, somando 313 tacadas.

Publicidade

O Troféu Eisenhower, referente aos jogos masculinos do Mundial, estará em disputa de depois de amanhã (26) até domingo (29). O time do Brasil será integrado pelos paranaenses Máximo João Kopp e Eduardo Pesenti, e o paulista Roberto Gomez. O capitão da equipe é Wagner Rocumback e o delegado é John Byers.

Barrichello foi a atração

A segunda etapa do 1.º Circuito de Golfe Ayrton Senna, disputada terça-feira (17) no Clube de Campo de São Paulo, foi marcada pela participação do piloto Rubens Barrichello (foto), que jogou em companhia de Jonathan Ayres. A dupla terminou a competição em 37.º lugar, com 67 tacadas net. Em primeiro lugar ficou a dupla formada por Roberto Vieira e Helvécio Silva, com 55 tacadas.

No ranking das empresas, a Fazenda da Grama assumiu a ponta com 27 pontos, seguida pelo Guarapiranga Golf & Country Club, com 25, e LAN Professional, com 21.

Além da programação esportiva houve uma intensa e badalada programação social, com direito, inclusive, a show do cover de Elvis Presley, Helder Moreira.

Publicidade

Uma das novidades do torneio foi o equipamento instalado pela VB, no buraco 18, para medir a velocidade da bola. O jogador premiado pela tacada mais rápida, registrada em 225 quilômetros a hora, foi Richard MC Leroy.

É importante ressaltar que parte do valor arrecadado com as inscrições e os patrocínios das quatro etapas do Circuito será repassada para os programas educacionais desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna em todo o Brasil.

A próxima etapa do Circuito Ayrton Senna será em novembro, mais precisamente dia 22, no São Fernando Golf Club (SP).