Terminou domingo, em Foz do Iguaçu, a extensa programação do 1.º Congresso Internacional de Golfe do Brasil. Nada menos que 400 pessoas, entre dirigentes esportivos, jornalistas, formadores de opinião e golfistas em geral, circularam por lá. Paralelamente realizou-se a 1.ª CBG Golfe Show, uma feira com 23 expositores do setor. A solenidade de abertura do simpósio, comandada pelo presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Álvaro Almeida, ocorreu na noite de quarta-feira (8), no Centro de Convenções do Hotel Bourbon Cataratas. Dois, entre diversos acontecimentos, marcaram a quinta-feira (9): um debate, tendo como tema "A imprensa e a opinião pública sobre o golfe"; e uma coletiva de imprensa, na qual o presidente da Federação Paranaense de Golfe, Joaquim Portes, comunicou aos jornalistas que as obras de construção de um espaço destinado ao golfe na cidade de Francisco Beltrão (PR) vão de vento em popa. Tanto assim que 4 dos 9 buracos previstos para o campo já estão prontos. Na sexta-feira (10), durante todo o dia, foram realizados seminários técnicos, reuniões e palestras. Às 20 horas, no Centro de Convenções do Hotel Bourbon Cataratas, ocorreu à solenidade de encerramento do Congresso. Na ocasião foi apresentada a "Carta de Foz do Iguaçu", um documento assinado por todos os participantes do evento e que servirá como referência para discussões e aprimoramento do esporte no país. Na seqüência houve um jantar de confraternização. No roteiro de sábado (11), o clima de festa se aliou ao de competitividade na disputa do "Torneio Governador do Estado do Paraná". A adrenalina só foi contida no domingo (12), um dia livre para passeios e de retorno dos congressistas aos seus locais de origem.

CARREGANDO :)

.S.T.R.O.K.E.S.

Equipes definidas – De acordo com os critérios pré-estabelecidos pela diretoria técnica da Confederação Brasileira de Golfe, foram definidas as equipes que irão representar o país no 29. º Campeonato Sul-Americano Juvenil de Golfe, que ocorre de 10 a 16 de abril, no Club de Polo e Equitação San Cristobal, em Santiago (Chile). Masculina: Máximo João Kopp (PR), Pedro Costa Lima (SP) e Maurício Cunha (RS). Feminina: Cecília Kleinert (SP), Carla Ziliotto (SP) e Bruna Spengler (RS).

Publicidade

Sonho se torna realidade - Sexta-feira (17), no município de Japeri, na Baixada Fluminense (RJ), inaugura-se oficialmente o Japeri Golf Links, um campo público de golfe com 9 buracos, idealizado por caddies (carregadores de bolsas). Na ocasião será disputado um torneio em prol da Associação Golfe Pública de Japeri (AGPJ), na modalidade stableford (par point), em 9 buracos. Outra boa nova é que o empresário Pedro Antônio, proprietário da AutoDesk, doou uma máquina de Green (modelo Green Máster 1000), para o campo de Japeri. A notícia foi dada durante o Congresso Internacional de Golfe do Brasil para a presidente da AGPJ, Victoria Whyte.

LPGA – A sueca Annika Sorenstam (35 anos), a número 1 do mundo, estreou com o pé direito no tour 2006, conquistando no domingo (12) o título do Aberto Mexicano de Golfe, disputado no Bosque Real Country Club, Huixquilucan, México. Sorenstam fechou a rodada final com 70 tacadas, duas abaixo do par, totalizando 208 (-8). A coreana Seon Hea Lee, com 209, terminou empatada com Helen Alfredsson (SUE) em segundo lugar.

Originalidade em pauta – Um torneio denominado "Taça Brasil-Japão", movimenta o campo de golfe do Santa Mônica Clube de Campo, nos dias 25 e 26 deste mês. A originalidade fica por conta da formação das equipes, que serão integradas por 4 jogadores, sendo um de cada uma das categorias em ação. No primeiro dia, os primeiros classificados, os intermediários e os últimos vão ser distribuídos para disputarem as seguintes taças: ouro, prata e bronze, respectivamente. Três equipes de cada uma das categorias serão premiadas.

Singapura (Ásia) – Somando 276 tacadas, doze abaixo do par, o singapuriano Mardan Mamat, de 38 anos, faturou o título do OSIM Singapore Masters, que teve sua final disputada no domingo (12). A vitória rendeu a Mamat 138.560 euros e o direito a disputar por dois anos o European Tour.

Palm Beach (Flórida) – O título do Honda Classic, um torneio do circuito PGA, disputado no Country Club de Mirasol, ficou para o inglês Luke Donald, que jogou 69 no domingo (12), dia "D", para somar 276 tacadas (72-67-68), duas de vantagem sobre o australiano Geoff Ogilvy, que fechou em segundo lugar, com parciais de 67-71-71-69.

Publicidade

Golfe ajuda Pró-Renal – O Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais (região metropolitana de Curitiba), deu as cartas organizando no último fim de semana, com o patrocínio da Amil, um torneio beneficente denominado "Taça Alphaville Pró-Renal". Os campeões scratch foram Luiz César Gomes, com 144 tacadas; e Megumi Takeda, com 176.