Não perder o líder de vista. Essa é a missão do Coritiba na tarde deste sábado, às 16h no Couto Pereira, quando enfrenta a Portuguesa pela terceira rodada da Série B do Brasileirão 2006. Com quatro pontos conquistados, o alviverde precisa da vitória para não deixar o líder Sport (com nove pontos ganhos) em vantagem.
Para conseguir os três pontos, o técnico Estevam Soares promove a estréia do atacante Alberto, recém contratado pelo Coxa. Com sua situação regularizada, o centro-avante (ex-companheiro de ataque de Robinho e Campeão Brasileiro de 2002 pelo Santos) veste a camisa 9 alviverde e espera iniciar uma nova fase em sua carreira.
Depois da excelente passagem pelo time paulista, Alberto foi jogar no futebol da Rússia. O frio intenso da região causou sérios problemas de saúde do atacante que foi submetido uma cirurgia no pulmão por causa de uma pneumonia. Depois de um ano parado, voltou ao Brasil e sofreu uma contusão no joelho.
No Coritiba Alberto ganha uma nova chance de voltar a ser o goleador que foi um dia e, de quebra, livrar o alviverde da "maldição da 9". Neste ano, quase todos que vestiram esta camisa Keirrisom, Vinicius e Jefferson - sofreram com contusões. Além disso, há tempos o time não tem um jogador que seja realmente goleador.
Para ajudar na estréia de Alberto, o técnico Estevam Soares promove uma mudança importante no setor criativo da equipe. O ídolo coxa-branca Caio ganha a condição de titular no lugar de Eanes. Com isso, Fábio Pinto foi deslocado para o ataque, enquanto Caio e Jackson serão os responsáveis pela armação de jogadas. Nas outras posições, o time será o mesmo que empatou com o Guarani no sábado passado.
O comandante alviverde confirmou as duas mudanças. "O Alberto está escalado sim, já que teve boa postura e está em condições físicas boas. Agora só falta melhorar um pouco o entrosamento com os companheiros. O Caio também este escalado e, com isso, nos empurramos um pouco o Fábio para o ataque", disse.
Portuguesa
Para tentar a primeira vitória na Série B, e afastar de vez crise que ronda a Lusa há algum tempo, o técnico Edinho Nazareth conta com a volta do meia Cléber, ex-Coxa. Melhor jogador no time na Série B de 2005, o jogador volta ao time após uma contratura muscular. No ataque, o técnico vai escalar Esley e Anderson que formam dupla pela primeira vez.
O técnico do Coritiba sabe das dificuldades de enfrentar a equipe paulista. "Foi isso que passamos para a equipe, que será um jogo muito difícil. Assisti ao jogo deles contra o CRB e a equipe foi muito aplicada e nos primeiros 20 minutos poderia ter goleado, com um contra-ataque rápido e defesa bem postada", disse Estevam sobre o adversário.
Coritiba x Portuguesa 29/04/2006, às 16h
Local: Estádio Couto Pereira, em CuritibaÁrbitro: José Acácio da Rocha (SC)Auxiliares: Fernando Lopes e Joel Reis Alves (SC)
Coritiba Kleber, Andrézinho, Batatais, Henrique e Ricardinho; Egídio, Luciano Santos, Jackson e Caio; Fábio Pinto e Alberto. Técnico: Estevam Soares.
Portuguesa - Felipe; Bruno, Émerson e Gaúcho; Jackson, Alexandre, Sandro, Cléber e Leonardo; Esley e Ânderson. Técnico: Edinho Nazareth.
Dispensa
O volante Iverton foi dispensado pelo Coritiba na tarde desta sexta-feira. O jogador, que chegou ao time no início do ano vindo de Honduras, teve poucas oportunidades no time principal. Apesar de ter uma qualidade razoável, não caiu nas graças de Estevam Soares. A dispensa de Iverton aumenta a possibilidade do Coritiba acertar a contratação de Germano, que chega ao alviverde para manter a forma.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp