Sob os olhares atentos de Dunga e de seu auxiliar, Jorginho, a Costa do Marfim perdeu por 2 a 0 para a Coreia do Sul, nesta quarta-feira, no Loftus Road, estádio do Queens Park Rangers, em Londres. O país africano é o segundo adversário do Brasil na Copa do Mundo. A partida está marcada para o dia 20 de junho, em Joanesburgo. Lee Dong Gook e Tae Kwak fizeram os gols do triunfo da equipe asiática, que também vai à África do Sul (está no Grupo B, ao lado de Argentina, Nigéria e Grécia).
Dunga e Jorginho esticaram a estadia em Londres para observar os africanos. Após a vitória por 2 a 0 do Brasil sobre a Irlanda, na terça-feira, a dupla aproveitou para ver de perto a atuação da Costa do Marfim. Durante toda a partida, o auxiliar da seleção fazia anotações em um caderno, enquanto o treinador assistia, concentrado. Eles conversaram várias vezes após lances en que a defesa dos Elefantes falhava, principalmente em erros de cobertura e de posicionamento. A dupla também estava com um papel com a escalação e a numeração dos africanos para identificar os jogadores menos conhecidos.
Dunga não quis falar após a partida. O treinador deixou rapidamente o estádio e voltou para o hotel em que a seleção brasileira ficou concentrada em Londres. Olheiros da seleção de Portugal, outra integrante do grupo do Brasil, também foram ao estádio estudar o time africano.
Eliminada pela Argélia nas quartas de final da Copa Africana de Nações, em janeiro, a Costa do Marfim demitiu o técnico bósnio Vahid Halilhodzic no último sábado e está em crise. Nesta quarta-feira, a seleção foi comandada pelo auxiliar técnico Kouadio Georges. O holandês Guus Hiddink deve assumir o comando da equipe. Ele tem experiência em Copas do Mundo. São três no currículo e dois duelos contra o Brasil: em 1998, pela Holanda, alcançando as semifinais; e em 2006, pela Austrália, chegando às oitavas de final. Em 2002, Guus treinou a Coreia do Sul, terminando a Copa do Mundo na quarta colocação.
Drogba não teve uma boa atuação no amistoso em Londres Durante a partida, a Costa do Marfim mostrou muitos problemas, principalmente na marcação. O time tentou fazer algumas vezes a linha de impedimento, mas falhou em diversos lances. A cobertura nas laterais também deixava muito a desejar.
Logo aos três minutos, a Coreia do Sul abriu o placar. Falta pela direita cobrada para a área, Marc Zoro falhou e cabeceou para o lado. O coreano Lee Dong Gook chutou de primeira no ângulo do goleiro Barry Boubacar. Bem ao lado da barulhenta torcida coreana, Dunga bateu palmas.
Em todo o primeiro tempo, a Costa do Marfim praticamente não criou jogadas de perigo. Sem Touré, jogador do Barcelona e um dos destaques do time, a seleção africana errava muitos passes e não tinha criatividade no meio-campo. O astro Didier Drogba, que atua pelo Chelsea, estava isolado na frente. Apesar de tentar se movimentar um pouco em campo, o atacante não levava qualquer perigo aos zagueiros. A melhor chance da Costa do Marfim veio em um chute de fora da área de Aruna, que o goleiro Jae Lee defendeu sem muita dificuldade.
Enquanto isso, o setor defensivo sofria com a velocidade dos sul-coreanos. E também tinha dificuldades com os cruzamentos para a área, apesar de ter jogadores mais altos e fortes. Lee Keun quase fez o segundo, mas a bola bateu na zaga.
Drogba só acordou no segundo tempo. O atacante passou a participar um pouco mais da partida e quase empatou em um chute da entrada da área. A bola subiu muito.
Não demorou muito para a Coreia do Sul voltar a assustar nos contra-ataques. Ki Song recebeu na frente e chutou cruzado para boa defesa de Boubacar. Mas o segundo gol saiu, e em nova jogada de bola parada. Cruzamento para a área, e Tae Kwak desviou de cabeça, aproveitando o erro do goleiro. Dois a zero com facilidade para os coreanos. Na arquibancada, Dunga e Jorginho devem ter ficado bem mais tranquilos, dada a fragilidade dos futuros rivais na Copa.
A Costa do Marfim entrou em campo com Barry Boubacar; Abdoulaye Meite, Souleman Bamba e Tiene Siaka; Keita, Marc Zoro, Eboue, Romaric e Bakari Kone; Aruna Dindane e Didier Drogba. Ainda entraram durante o segundo tempo Kolo Toure, Emerse Fae, Cisse Sekou e Sanogo.
Deixe sua opinião