Lucas beija o distintivo do São Paulo após marcar seu gol na vitória sobre a Ponte Preta| Foto: Dorival Rosa / Vipcomm

Com ótima atuação, principalmente no primeiro tempo, o São Paulo não teve dificuldade para derrotar a Ponte Preta por 3 a 0, neste sábado (18), no Morumbi, pela 18.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além dos três pontos conquistados, a partida foi importante para o time do técnico Ney Franco encerrar uma sequência de três derrotas consecutivas - contra Fluminense, Grêmio e Náutico.

CARREGANDO :)

O resultado levou o Tricolor paulista aos 28 pontos, subindo para a sexta colocação. Na próxima rodada, o São Paulo terá o clássico diante do Corinthians, no domingo (26), no Pacaembu. A Macaca permaneceu com 20 pontos, na 13.ª posição, e volta a atuar um dia antes, contra a Portuguesa, em casa.

Em má fase após três derrotas, o São Paulo apostava suas fichas em Lucas, que voltava a jogar pela equipe depois de nove rodadas. E o meia-atacante, que estava com a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos e no amistoso na Suécia, não decepcionou. Ele comandou as ações e até marcou um gol, o segundo da vitória.

Publicidade

Lucas chamou a responsabilidade desde o começo do jogo e logo no primeiro minuto deixou Ademilson de frente para o gol. O atacante, no entanto, bateu à esquerda do goleiro Édson Bastos. Três minutos depois, o principal jogador são-paulino voltou a aparecer, mas dessa vez errou na marcação, cometeu falta dura e recebeu um cartão amarelo.

O time da casa mantinha a posse de bola, mas não encontrava espaços para furar a defesa adversária. Lucas até tentava em jogadas individuais, mas estava sempre muito bem marcado ou era parado com falta. Com isso, a saída foram chutes de fora da área, com Denilson e Jadson, que levavam perigo ao goleiro adversário.

O Tricolor conseguiu chegar ao primeiro gol em um erro da Ponte Preta. Após lançamento na área, o atacante Roger colocou o braço na bola. O árbitro Rodrigo Guarizo do Amaral titubeou, mas foi avisado pelo auxiliar que fica na linha de fundo e marcou o pênalti. Rogério Ceni foi para a cobrança e bateu no canto esquerdo de Édson Bastos, que até pulou no lado certo, mas não conseguiu defender.

Não demorou muito para o São Paulo chegar ao segundo gol, com Lucas. Cinco minutos depois de o time abrir o placar, o meia-atacante driblou um marcador, participou de uma bela triangulação no ataque com Jadson e Ademilson, recebeu de volta e bateu forte no canto direito.

A desvantagem apavorou a Ponte, que passou a dar mais espaços para o adversário. Após um erro de marcação do time campineiro, Ademilson foi à linha de fundo e cruzou, a bola sobrou para Jadson que bateu de primeira, com muito perigo. Com o tempo, no entanto, o São Paulo se acomodou e diminuiu o ritmo, esperando o primeiro tempo acabar.

Publicidade

Totalmente dominada na etapa inicial, a Ponte voltou com alterações para o segundo tempo. Entraram Lucas e Bruno Sabino nos lugares de Somália e Luan. Os campineiros passaram a ficar com a posse de bola, mas em contra-ataques era o São Paulo que levava mais perigo. Em um desses lances, Ademilson bateu com perigo, à esquerda do gol.

Desanimada, a Macaca não mostrava forças para reagir, enquanto o Tricolor estava confortável com a vantagem e apenas tocava a bola. Assim, a partida perdeu em emoção e foi se arrastando sem chances de ambos os lados. Percebendo isso e considerando o cartão amarelo de Lucas, Ney Franco tirou o jogador para colocar Osvaldo.

As entradas de Cícero e João Schmitt, que queriam mostrar serviço para conquistar uma vaga na equipe, animaram a partida e resultaram em novos lances de emoção. Em um deles, o zagueiro Paulo Miranda recebeu ótimo passe de Osvaldo e finalizou de letra, mas Édson Bastos fez grande defesa.

A três minutos do final, Osvaldo fez um golaço. Ele recebeu na intermediária, passou por três marcadores com lindos dribles e chutou no ângulo direito do goleiro ponte-pretano para fechar a conta no Morumbi.

FICHA TÉCNICA

Publicidade

SÃO PAULO 3 X 0 PONTE PRETA

SÃO PAULO - Rogério Ceni; Rafael Tolói, Paulo Miranda e Edson Silva; Paulo Assunção, Denilson (João Schmitt), Maicon, Jadson e Cortez (Cícero); Lucas (Osvaldo) e Adenilson. Técnico - Ney Franco.

PONTE PRETA - Edson Bastos; Cicinho, Tiago Alves, Diego Sacoman (Ferron) e Uendel; Baraka, Ricardinho, Somália (Lucas) e Luan (Bruno Sabino); Rildo e Roger. Técnico - Gilson Kleina.

GOLS - Rogério Ceni aos 21/1°, Lucas aos 26/1° e Osvaldo aos 42/2°.

ÁRBITRO - Rodrigo Guarizo do Amaral (SP).

Publicidade

CARTÕES AMARELOS - Lucas, Denilson e Cortez (SP); Somália, Roger, Tiago Alves e Baraka (PP).

RENDA - R$ 192.045,00.

PÚBLICO - 9.900 pagantes.

LOCAL - Estádio do Morumbi, em São Paulo.