Com um toque brasileiro dentro e fora de campo, o Japão venceu por 1 a 0 o Equador nesta quinta-feira em um amistoso preparatório para a Copa do Mundo, em Oita.
O gol da seleção treinada por Zico nasceu de jogada do lateral-esquerdo Alex, um brasileiro naturalizado japonês. Aos 40 do segundo tempo, a zaga equatoriana se atrapalhou e a bola ficou com Alex, que entrou pela esquerda e cruzou bem para a conclusão de Sato.
A escalação de Alex na lateral esquerda começou com uma tentativa de Zico em achar um jogador para a posição, já que o brasileiro atuava como meia no Japão. A opção deu certo e Alex virou titular da seleção.
Para esta partida, Japão e Equador não puderam convocar jogadores que atuam no exterior, já que não se trata de uma data reservada pela Fifa para a realização de amistosos. Zico escolheu enfrentar os equatorianos para que os japoneses conheçam um pouco mais do futebol sul-americano e se preparem para pegar o Brasil no dia 22 de junho pelo Grupo F do Mundial.
A vitória encerra o jejum do Japão contra seleções sul-americanas. Desde 2003, a equipe havia disputado sete jogos contra países da América do Sul e não tinha nenhuma vitória. Foram três empates com Brasil, Uruguai e Colômbia, e derrotas para Argentina (três vezes) e Peru.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião