Faltava apenas o anúncio oficial. E o novo proprietário da equipe Honda de Fórmula 1, o engenheiro inglês Ross Brawn, confirmou na noite desta quinta-feira (9 horas de sexta-feira no Japão), em Tóquio, o lançamento da equipe Brawn GP para competir na temporada 2009 da Fórmula 1. Os pilotos serão o inglês Jenson Button e o brasileiro Rubens Barrichello.

CARREGANDO :)

Também foi confirmado nesta quinta que a nova escuderia utilizará motores Mercedes após fechar uma parceria com a McLaren. Os dois pilotos participam com os novos carros de testes na próxima semana em Barcelona, na Espanha, e estarão no grid de largada do GP da Austrália no dia 29 de março, a primeira etapa da categoria no ano;

"A Honda Motor Company Limited e Ross Brawn estão felizes por confirmar que chegaram a um acordo para assegurar o futuro da antiga Honda Racing F1", disse a nova equipe, em comunicado. "Imediatamente, a Honda passará o comando para Ross Brawn, comandante do novo time Brawn GP", completou

Publicidade

Ross Brawn, que já era diretor da Honda, afirmou em nota que está ansioso pelo início da nova temporada após meses de dúvida sobre a sobrevivência do time. A Honda havia anunciado sua saída da Fórmula 1 em dezembro.

"Estes meses foram extremamente desafiadores para a equipe, mas o anúncio desta quinta é uma agradável conclusão para os imensos esforços que foram feitos para assegurar o futuro da escuderia", assinalou Brawn, que também já foi diretor-técnico da Ferrari.

"Gostaria de agradecer a Honda pela fantástica cooperação e apoio que recebemos neste processo, particularmente para aqueles diretamente envolvidos com o fechamento deste acordo", finalizou Brawn

O anúncio representou o fim de uma história cheia de nuances que começou no dia 5 de dezembro, quando os japoneses decidiram interromper as atividades de sua equipe de F-1. Desde então, não faltaram boatos. O que de fato ocorreu foi o repasse de 100% da equipe a Ross Brawn.

Nesta sexta-feira, a Brawn GP fará o seu primeiro treino no circuito de Silverstone e, de segunda-feira até quinta, testará com as demais equipes em Barcelona. A Brawn GP estenderá seus ensaios depois em Jerez de la Frontera, na Espanha, por três dias.

Publicidade