Indefinições de forças marcam a prova asiática
Agência Estado
A lógica sugeria que numa pista onde a aerodinâmica conta muito, a Red Bull se desse ainda melhor do que já tinha acontecido no Bahrein e na Austrália, quando sempre teve o carro mais rápido. Já a McLaren a melhor no treino livre de ontem deveria enfrentar mais dificuldades. Amanhã, ao longo das 56 voltas da corrida, no circuito de Sepang, essa e outras questões, a exemplo da verdadeira condição da Ferrari para a prova, serão respondidas.
A expressão do espanhol Fernando Alonso e do brasileiro Felipe Massa não era das melhores. Mas os dois pilotos da Ferrari podiam também estar escondendo o jogo, como suspeita um dos funcionários da McLaren. E até a Mercedes, com importantes novidades no carro, pode ter Michael Schumacher ou Nico Rosberg lutando pelas primeiras colocações na Malásia.
Rosberg confirmou a evolução da Mercedes depois de pilotar o modelo W01. "O carro melhorou em especial nas curvas mais velozes", contou o alemão, que ficou novamente na frente de Schumacher, ao ser 231 milésimos de segundo mais rápido do que o seu veterano companheiro.
"Está bem difícil ler o que cada time pode realizar na corrida", disse Alonso. "Vi uma McLaren muito forte, eles vão estar perto", avaliou Massa. O que é certo, segundo o brasileiro da Ferrari, é que ele não deverá enfrentar o mesmo problema da prova na Austrália, quando seus pneus não aqueciam e o carro não rendeu bem. Enquanto isso, os brasileiros Bruno Senna, da Hispania, e Lucas Di Grassi, da Virgin, comemoraram a maior resistência de seus carros.
O GP da Malásia, cuja largada ocorre amanhã, a partir das 5 horas (horário de Brasília), é apenas a terceira etapa da temporada da Fórmula 1. Mas, para o diretor da Ferrari, Stefano Domenicali, o piloto brasileiro Felipe Massa, que ocupa atualmente a segunda posição na classificação do campeonato, pode sonhar bem alto neste ano.
"Felipe é um dos pilotos que mais cresceu na Fórmula 1, está bastante maduro e sua velocidade impressiona. Portanto, está pronto para ser campeão", disse Domenicali, em entrevista exclusiva nesta sexta-feira, no circuito de Sepang, onde acontece o GP da Malásia. "Neste ano, Massa reúne todas as condições para conquistar o título."
A concorrência, porém, será duríssima. Amanhã, por exemplo, o desafio será superar no desgastante GP da Malásia, sob calor intenso e elevada possibilidade de chuva, os vários excelentes pilotos que nesta temporada se encontram nos melhores times da competição, como o seu próprio companheiro de Ferrari, o espanhol Fernando Alonso.
Depois de duas provas disputadas, Alonso lidera o campeonato, com quatro pontos de vantagem sobre Massa (37 a 33). "O que mais me impressionou em Fernando, nesse pouco tempo de trabalho conjunto, foi sua capacidade de ler as corridas, saber como se desenvolverá e responder com perfeição a cada situação na pista", contou Domenicali.
A Ferrari demonstrou no circuito de Sepang, assim como já tinha acontecido nas duas primeiras etapas do calendário, no Bahrein e na Austrália, que pode vencer com qualquer um de seus dois pilotos. "Quando estruturamos a escuderia, visando o campeonato deste ano, estudamos as características de cada um e compreendemos que eles se completam", explicou Domenicali, ao avaliar a dupla Massa/Alonso.
Como existe a possibilidade grande de Massa e Alonso lutarem pelas primeiras colocações na corrida de amanhã, o que poderá valer a liderança do campeonato, Domenicali contou já ter conversado com ambos sobre o assunto e prometeu repetir as orientações na reunião de antes da largada. "Digo a eles que estão aqui para competir, claro, mas que evitem situações estúpidas, ou seja, um eliminar o outro. O interesse da Ferrari está acima do pessoal de cada um."
Apesar de já ter largado na frente das rivais, como mostrou os resultados das duas primeiras provas, a Ferrari ainda concentra altos investimentos no desenvolvimento do eficiente modelo F10, mas também já pensa no futuro. "O nosso carro, este ano, foi concebido ao redor do conceito do duplo difusor, a fim de explorá-lo ao máximo", revelou Domenicali, revelando um dos segredos da escuderia.
Assim, até o motor trabalha inclinado à frente para permitir a introdução de um corte no assoalho, visando a entrada de mais ar para o duplo difusor, localizado no fim do assoalho. O objetivo é gerar mais pressão aerodinâmica. "Como em 2011 o duplo difusor será proibido, teremos de pensar o novo carro esquecendo o que fizemos nesse. Por esse motivo a Ferrari já trabalha no projeto de 2011", admitiu Domenicali.
Por fim, Domenicali deu o caminho para a conquista do título da Fórmula 1 nesta temporada, seja com Massa ou seja com Alonso. "A chave para vencer o Mundial deste ano será a confiabilidade do equipamento. Somar pontos a cada etapa", comentou o dirigente, lembrando que seus dois pilotos pontuaram nas duas primeiras etapas. "Os times que estão atrás têm de arriscar. Nós preferimos evoluir aos poucos para não expor o carro a riscos maiores de não terminar uma corrida.
Ao vivo
GP da Malásia, às 5 horas (de domingo), na RPC TV. Veja o grid da corrida na Gazeta Online (www.gazetadopovo.com.br/esportes).
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