O São Paulo precisou do atacante Dagoberto, que estava no banco de reservas e voltou a campo no segundo tempo, para vencer o Grêmio por 1 a 0 - gol de Miranda -, nesta quarta-feira, no Morumbi, no primeiro duelo das oitavas-de-final da Libertadores. O estreante assumiu a vaga de Leandro, deu velocidade, habilidade e inteligência ao ataque do Tricolor paulista, que foi extremamente superior ao rival na etapa final. Amoroso também estreou, mas negou fogo no Tricolor gaúcho.
No segundo duelo decisivo entre os rivais brasileiros, que acontece no dia 9 de maio, às 21h45m, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, o São Paulo joga pelo empate. O Grêmio terá de vencer por dois gols de diferença. Uma vitória gaúcha por 1 a 0 leva a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis.
Dagoberto muda o jogo
Com forte marcação no meio-de-campo, poucas jogadas pelas laterais e muitas bolas alçadas dentro da área, São Paulo e Grêmio foram rigorosamente iguais no primeiro tempo. As cobranças de falta de Rogério Ceni e Souza foram as jogadas mais perigosas do Tricolor paulista. Diego Souza, em jogada individual ou em chutes de fora da área, foi a principal arma ofensiva do Tricolor gaúcho. Rogério Ceni brilhou duas vezes.
No aspecto coletivo, o Grêmio teve mais criatividade e toque de bola. O São Paulo abusou da individualidade, principalmente com Ilsinho, Souza e Leandro. Mas deixou a desejar na parte tática. Aos 44 minutos, Souza cobrou falta e Aloísio, de cabeça, perdeu grande oportunidade para abrir o placar.
Na etapa final, o São Paulo voltou com Dagoberto na vaga do apático Leandro. E o gol do Tricolor paulista saiu dos pés do estreante. Aos 12 minutos, após cobrança de escanteio de Souza, a bola atravessou a área, Dagoberto correu atrás, recuperou e tocou para Miranda, de primeira, fazer 1 a 0.
Após bela jogada de Dagoberto, que sofreu falta, Souza fez a cobrança e carimbou a trave. Perdido em campo, o Grêmio apostou na estréia de Amoroso, que entrou na vaga de Carlos Eduardo aos 22 minutos. Mas quem perdeu gol incrível, em seguida, foi Souza. Ele foi lançado, invadiu a área e tentou encobrir o goleiro Saja, que fez a defesa. O Tricolor gaúcho deu o troco com belo chute de Diego Souza. Souza, aos 34, ainda quase marcou um golaço, de fora da área.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião