Roma Esporte Apucarana
Apelido: Tricolor da Cidade Alta.
Fundação: 14/12/2000.
Estádio: Bom Jesus da Lapa.
Time-base: Spada; Cassiano, Luís Paulo, Juninho e Eurico; Rogério, Doriva, Alex e Fábio; Cipó e Warlley.
Técnico: Richard Malka.
Por que vai ser campeão... o resgate do velho Apucarana encheu de confiança o clube.
Por que vai ficar no caminho... muita renovação no elenco é prejudicial ao conjunto da equipe.
Trilha sonora: Chega de Saudade, João Gilberto o clube e a torcida local vão poder, finalmente, lembrar do tradicional Apucarana, "mas se ela voltar/ se ela voltar/ que coisa linda/ que coisa louca".
2011 não começou assim tão bem para o Roma Apucarana. Depois de garantir o acesso à Primeira Divisão no ano passado, o clube se deparou com a fuga de parceiros comerciais, assustados com o valor cobrado para patrocinar o novo integrante da elite. Por ora, com o uniforme liso, a diretoria aposta na campanha para angariar sócios, na verba da televisão e na recente comercialização por parte da Federação Paranaense de Futebol (FPF) das placas de publicidade do Estádio Bom Jesus da Lapa para equilibrar o caixa e não correr riscos de voltar a frequentar o grupo dos pequenos.
"Estamos procurando um patrocinador para a camisa porque, por conta do valor cobrado, o contrato de 2010 não foi renovado. Estamos abertos para quem quiser o espaço", diz o presidente da equipe, Sérgio Kowalski. Segundo ele, a chegada à Primeira Divisão aumentou os gastos em relação à campanha do acesso no ano passado, mas não chegou a prejudicar a montagem do time, que aposta na base que conquistou o título da Série B, liderada pelo técnico Richard Malka. Destaque para o lateral-direito Daniel Marques, ex-Cianorte (leia mais na página 14), e Danielzinho, ex-Paraná.
"Não montamos uma equipe, ela já estava montada. Trouxemos oito reforços, mas vamos apostar no grupo campeão", diz Kowalski. "Temos jogadores capazes de jogar em diversas posições e também muitos com experiência. Estamos preparados para permanecer na elite, mas não vamos nos contentar com um 9.º ou 10.º lugar. Queremos ficar longe do rebaixamento e a partir de então focar na classificação para a Série D", acrescenta Malka.