Entenda a fórmula de disputa da Copa das Confederações:
Itália, Brasil, Espanha, África do Sul, Iraque, Nova Zelândia, Egito e Estados Unidos serão divididos em dois grupos com quatro seleções. Após todos os times jogarem contra todos dentro de duas chaves, os dois mais bem colocados avançam à fase semifinal, na qual o primeiro de cada grupo encara o segundo colocado da outra chave. Os dois vencedores fazem a decisão, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar.
O atual campeão da Copa das Confederações é o Brasil, que derrotou em 2005 a Argentina, em Frankfurt, por 4 a 1. Naquela oportunidade, o atacante Adriano foi o destaque da seleção brasileira, marcando duas vezes. Kaká e Ronaldinho Gaúcho completaram o placar.
A Fifa realiza neste sábado (22) o sorteio dos grupos para a Copa das Confederações 2009, que ocorrerá entre os dias 14 e 28 de junho do próximo ano. O torneio irá reunir cada uma das seleções campeãs de seus continentes, além da Itália campeã mundial e do país-sede, a África do Sul.
O torneio será jogado em quatro sub-sedes, 361 dias antes da bola rolar para a Copa do Mundo, o maior evento do futebol no planeta, e vai trazer uma boa prévia para se avaliar a infra-estrutura e outros detalhes que envolvem o Mundial de 2010. Mas neste sorteio, quem vai roubar a cena são as candidatas a Miss Mundo.
As oito jovens estarão no palco do Centro de Convenções Sandton, em Johanesburgo, a partir das 17h (horário local), ao lado do secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, que conduzirá o sorteio (na ausência do presidente da Fifa, Joseph Blatter).
Tamara Almeida Silva representará o Brasil, campeão da Copa América, enquanto a americana Mercia Lane Lindell fará parte do sorteio por conta do título dos EUA na Concacaf. Fecham a lista de beldades Julia Kahurangi Taylor (Nova Zelândia, campeã da Oceania), Claudia Russo (Itália), Patricia Yurena Rodriguez Alonjo (Espanha, campeã da Eurocopa), Tansey Coetzee (África do Sul) e Sanaa Ismail Hamed (Egito, campeão africano). Apesar da nacionalidade, a chinesa Zilin Zhang, atual Miss Mundo, estará representando o Iraque, campeão asiático.
Voltando ao âmbito futebolístico, a Copa das Confederações vale muito para a organização sul-africana, que dedicou 14 anos no sonho de levar a Copa do Mundo para o continente. "Qualquer busca por uma idéia começa com o sonho, então você corre atrás e finalmente consegue realizá-la", disse o executivo-chefe do Comitê Organizador da Copa de 2010, Danny Jordan, ao site da Fifa.
"Os sul-africanos têm uma oportunidade única de serem parte de um grande evento. Ter países como Espanha, Itália e Brasil aqui é ótimo para nós, ótimo para o nosso futebol", completou o ex-jogador da seleção local, Lucas Radebe.
Sorteio e expectativas
No pote número um estarão Brasil, Itália, África do Sul e Espanha, enquanto Egito, Iraque, EUA e Nova Zelândia estarão no pote número dois. Por serem o país-sede, os sul-africanos estão definidos como primeiro time do Grupo A, já que o regulamento prevê que a seleção local faça a partida de abertura.
"Será uma ótima chance para os fãs experimentarem a atmosfera da Copa nos estádios. Estamos confiantes que os sul-africanos não perderão a oportunidade de ver alguns dos melhores times do mundo e esses jogos deverão ter ingressos esgotados. Como organizadores, garantimos que os estádios estarão totalmente prontos e poderemos testar os nossos sistemas e a logística, já visualizando o Mundial de 2010", garantiu Danny Jordan.
"Seria equivocado considerar a Copa das Confederações apenas uma entrada para o prato principal. As oito seleções que vão participar representam a nata dos seus continentes e o contraste entre os seus estilos de jogo vai criar um espetáculo fascinante", comentou Jerome Valcke.
Antes mesmo do sorteio, quem está muito empolgado é o brasileiro Joel Santana, técnico da seleção da casa.
"No Brasil, o futebol é mais do que um jogo, é uma paixão. Nós estamos tentando alcançar isto aqui na África do Sul. Eu não sei onde chegaremos no torneio, mas nós vamos tentar em na Copa do Mundo vamos mostrar no que estamos trabalhando tanto. Estamos unidos, jogando com os nossos corações. Juntos podemos fazer uma campanha honrosa nas duas competições", concluiu Santana.
A expectativa da Fifa é de que 900 convidados e 200 jornalistas, representando 187 países do mundo, acompanhem o sorteio deste sábado. Os 850 mil ingressos para a Copa das Confederações 2009 começam a ser vendidos no domingo (23), através do site oficial da entidade.
Deixe sua opinião