A primeira fase do Estadual parecia moleza. Mas na prática não tem sido bem assim. No fim das contas, a primeira missão do técnico Lothar Matthäus pode ser garantir a classificação do Atlético às quartas-de-final do campeonato. Dois jogos longe da Arena, ainda sob o comando do interino Vinícius Eutrópio, vão definir se a estrela alemã pegará o Rubro-Negro em situação tranqüila ou sofrendo para se manter em uma boa posição: hoje, às 16 horas, contra o Iraty, e domingo, diante do J. Malucelli.
O Furacão foi para Irati pensando em se reabilitar do surpreendente empate em casa com o Francisco Beltrão e retomar a liderança do grupo A hoje sob posse do Rio Branco, com dois pontos a mais. Em caso de derrota, o time da capital poderia cair do segundo até para um inimaginável sexto lugar.
"Enquanto não conseguirmos ganhar duas ou três partidas seguidas vamos viver uma certa instabilidade. É normal no início de temporada", admitiu o zagueiro Paulo André. Ele volta, no lugar de Juninho, após cumprir suspensão.
Tentando aumentar o padrão de jogo da equipe, Eutrópio mantém a formatação tática básica das quatro primeiras rodadas. "Não dá para definir bem com números. Não jogo no 352 ou no 442 e sim numa variação deles", explicou o treinador.
A adaptação acontece durante as partidas, com o volante Alan Bahia voltando para fazer o papel de terceiro zagueiro de acordo com a necessidade. Mas o posicionamento original é no 442, esquema que Matthäus já declarou ser o seu preferido. É o mais utilizado hoje na Europa, onde as "duas linhas de quatro" estão na moda.
Além do retorno de Paulo André, Eutrópio foi obrigado a fazer uma mudança no sistema ofensivo. Com o sumiço do meia-atacante Adriano Gabiru (veja matéria ao lado), que negocia sua transferência para o Internacional, o centroavante Rodrigão deve começar jogando pela primeira vez. Mas o meia David também tem chances.
"Ainda tenho de pensar um pouco. Com o Rodrigão aumenta o nosso poder ofensivo, mas perdemos presença no meio. Já o David faria a mesma função tática do Adriano (revezar com o colombiano Ferreira entre o setor de armação e o de ataque)", explicou o interino, que ainda não pode contar com luxos como Fabrício, Evandro e Dagoberto, guardados para o ex-camisa 10 da seleção germânica.
Apesar da falha contra o Beltrão, o goleiro Tiago Cardoso será mantido como titular. Segundo ele, a lesão no joelho direito, motivo alegado para ter saído no intervalo do empate na Arena, não está mais incomodando.
Em Irati
Iraty x Atlético
Douglas; Passos, Édson Borges, Jéfferson e Márcio Goiano; Russo, Cambará, Chimba e Edinaldo; Lima e Leandro. Técnico: Freddy Rincon.
Tiago Cardoso; Jancarlos, Paulo André, Danilo e Michel Bastos; Alan Bahia, Cristian, Rodriguinho e Ferreira; Rodrigão (David) e Dênis Marques.Técnico: Vinícius Eutrópio.
Estádio: Coronel Emílio Gomes.Horário: 16 horas.Árbitro: Evandro Rogério Roman.Auxs.: Altemar Roberto Domingues e Genivaldo Quirino da Costa.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião