A primeira fase do Estadual parecia moleza. Mas na prática não tem sido bem assim. No fim das contas, a primeira missão do técnico Lothar Matthäus pode ser garantir a classificação do Atlético às quartas-de-final do campeonato. Dois jogos longe da Arena, ainda sob o comando do interino Vinícius Eutrópio, vão definir se a estrela alemã pegará o Rubro-Negro em situação tranqüila ou sofrendo para se manter em uma boa posição: hoje, às 16 horas, contra o Iraty, e domingo, diante do J. Malucelli.
O Furacão foi para Irati pensando em se reabilitar do surpreendente empate em casa com o Francisco Beltrão e retomar a liderança do grupo A hoje sob posse do Rio Branco, com dois pontos a mais. Em caso de derrota, o time da capital poderia cair do segundo até para um inimaginável sexto lugar.
"Enquanto não conseguirmos ganhar duas ou três partidas seguidas vamos viver uma certa instabilidade. É normal no início de temporada", admitiu o zagueiro Paulo André. Ele volta, no lugar de Juninho, após cumprir suspensão.
Tentando aumentar o padrão de jogo da equipe, Eutrópio mantém a formatação tática básica das quatro primeiras rodadas. "Não dá para definir bem com números. Não jogo no 352 ou no 442 e sim numa variação deles", explicou o treinador.
A adaptação acontece durante as partidas, com o volante Alan Bahia voltando para fazer o papel de terceiro zagueiro de acordo com a necessidade. Mas o posicionamento original é no 442, esquema que Matthäus já declarou ser o seu preferido. É o mais utilizado hoje na Europa, onde as "duas linhas de quatro" estão na moda.
Além do retorno de Paulo André, Eutrópio foi obrigado a fazer uma mudança no sistema ofensivo. Com o sumiço do meia-atacante Adriano Gabiru (veja matéria ao lado), que negocia sua transferência para o Internacional, o centroavante Rodrigão deve começar jogando pela primeira vez. Mas o meia David também tem chances.
"Ainda tenho de pensar um pouco. Com o Rodrigão aumenta o nosso poder ofensivo, mas perdemos presença no meio. Já o David faria a mesma função tática do Adriano (revezar com o colombiano Ferreira entre o setor de armação e o de ataque)", explicou o interino, que ainda não pode contar com luxos como Fabrício, Evandro e Dagoberto, guardados para o ex-camisa 10 da seleção germânica.
Apesar da falha contra o Beltrão, o goleiro Tiago Cardoso será mantido como titular. Segundo ele, a lesão no joelho direito, motivo alegado para ter saído no intervalo do empate na Arena, não está mais incomodando.
Em Irati
Iraty x Atlético
Douglas; Passos, Édson Borges, Jéfferson e Márcio Goiano; Russo, Cambará, Chimba e Edinaldo; Lima e Leandro. Técnico: Freddy Rincon.
Tiago Cardoso; Jancarlos, Paulo André, Danilo e Michel Bastos; Alan Bahia, Cristian, Rodriguinho e Ferreira; Rodrigão (David) e Dênis Marques.Técnico: Vinícius Eutrópio.
Estádio: Coronel Emílio Gomes.Horário: 16 horas.Árbitro: Evandro Rogério Roman.Auxs.: Altemar Roberto Domingues e Genivaldo Quirino da Costa.