
A centésima edição das 500 Milhas de Indianápolis teve, neste domingo, provavelmente o desfecho mais improvável de sua história com a vitória do inglês Dan Wheldon. O novato norte-americano JR Hildebrand, de 23 anos, liderava a prova até a última curva, com significativa liderança sobre o segundo colocado. Praticamente sem combustível, ele tentava levar o carro até a linha de chegada, mas bateu forte no muro ao entrar na reta.
Com o carro destruído e desgovernado, ele foi desacelerando, raspando o muro, até a linha de chegada, mas acabou ultrapassado nesse meio de caminho por Wheldon, que herdou a vitória. Hildebrand ainda conseguiu ficar com uma histórica segunda posição.
O melhor brasileiro foi Tony Kanaan, que fez uma corrida de recuperação após largar em 23.º e completou a prova em quarto lugar. Voltas antes do fim, ele chegou a ser o segundo colocado. Esse foi o melhor resultado dele nas 500 Milhas desde 2004.
Os demais brasileiros não chegaram a lutar pelas primeiras posições em nenhum momento da prova. Vitor Meira foi o 15.º; Helio Castroneves, o 17.º; e Bia Figueiredo terminou em 21.º.
Apesar das constantes trocas de líder, o escocês Dario Franchitti foi quem mais ficou à frente, puxando a fila em quase toda a primeira parte da prova, só perdendo a liderança em uma bandeira amarela.
A dez voltas do fim, o australiano Scott Dixon, que liderava, teve que parar nos boxes e a liderança ficou com o belga Bertrand Baguette. Depois de mais seis voltas, ele também teve que entrar para reabastecer e abriu espaço para Hildebrand quase vencer a prova. Dixon acabou em sexto.
Confira a classificação final das 500 Milhas de Indianápolis:
1.º - Dan Wheldon (Inglaterra)2.º - JR Hildebrand (Estados Unidos)3.º - Graham Rahal (Estados Unidos)4.º - Tony Kanaan (Brasil)5.º - Oriol Servia (Espanha)6.º - Scott Dixon (Austrália)7.º - Bertrand Baguette (Bélgica)8.º - Tomas Scheckter (África do Sul)9.º - Marco Andretti (Estados Unidos)10.º - Danica Patrick (Estados Unidos)
Deixe sua opinião