• Carregando...

A história do Fluminense no Campeonato Brasileiro de 2009 poderia muito bem ser traçada com base no desempenho do atacante Fred em campo. A equipe teve comportamento muito distinto quando o jogador esteve presente e quando ele não participou dos jogos. O que tornou essas diferenças ainda mais evidentes foram as atuações e resultados obtidos pelo Tricolor nas últimas rodadas.

A última derrota foi na 27ª rodada, 2 a 0 no clássico contra o Flamengo. Depois disso, nada de derrotas em seis jogos, cinco deles com a presença do atacante. Se alguém ainda duvida da importância do jogador para o time das Laranjeiras, os números são o melhor argumento: sem Fred em campo, o Flu teve aproveitamento de 24,07% dos pontos, com ele, o aproveitamento praticamente dobra, 44,44%.

Ainda não é o aproveitamento dos sonhos, mas com este mesmo percentual Vitória e Barueri ocupam a 11º e 12º posição no campeonato, respectivamente. Ou seja, o Flu sequer estaria ameçado pelo rebaixamento. No geral, Fred tem média de 0,53 gol por partida. Fez oito gols nas 15 vezes que esteve em campo. Os números também colocam o jogador como artilheiro do Fluminense no Brasileirão. Kieza, segundo colocado, tem cinco gols. Alan e Conca têm quatro gols cada, enquanto Roni e Gum fizeram três.

O próprio Fred teve dois momentos distintos no campeonato. Nas 13 primeiras rodadas, o artilheiro disputou 10 partidas (venceu duas, empatou três e perdeu cinco). Foram nove pontos conquistados e 30% de aproveitamento. O jogador sofreu uma grave contusão na partida contra o Atlético-MG, no dia 23/07. Logo após chutar uma bola, o jogador sentiu a virilha e precisou ser substituído. Foram 15 rodadas (dois meses) fora da equipe e algumas polêmicas, como a vez em que foi visto surfando ainda se recuperando da lesão. O retorno ao time esfriou as críticas, já que o desempenho do Flu com o "novo Fred" surpreende.

Nas cinco partidas disputadas, a equipe conquistou dois empates e três vitórias, aproveitamento de 73%. Para efeito de comparação, o líder atual do campeonato, o Palmeiras, tem aproveitamento de 58%. Dos 15 pontos em disputa, foram obtidos 11. O atacante fez quatro gols e participou ativamente de outros lances decisivos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]