Atualizado em 04/06/2006, às 20h25
Um gol histórico deu a vitória para o Paraná contra o Goiás, neste domingo no Serra Dourada, por 2 a 1. O Tricolor perdia por 1 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo, quando um gol de falta de Ângelo e uma pintura de gol de João Paulo aos 43 definiram a vitória paranista.
A partida foi muito equilibrada e tanto o Goiás quanto o Paraná criaram muitas chances de gol. O técnico Caio Júnior mudou o time e conseguiu o resultado que deixa o Paraná na 7ª colocação do Brasileirão, com 15 pontos. Agora os jogadores paranistas recebem folga pela parada para a Copa do Mundo e se reapresentam somente no dia 13 de junho.
A próxima partida será contra o Flamengo, dia 13 de julho, no Rio de Janeiro. Com o resultado em Goiânia, o Paraná chegou à terceira vitória consecutiva. O autor do golaço do dia, o zagueiro João Paulo, foi modesto na explicação do feito. "O Harlei saiu errado e graças a Deus eu acertei um bom chute", explicou, após a partida.
O jogo
O Goiás começou a partida pressionando o Paraná e em bolas cruzadas na área assustava a zaga paranista, que pela primeira vez no Brasileirão atuava junta. João Vitor e João Paulo entraram nos lugares dos suspensos Gustavo e Neguete.
A pressão da equipe da casa aumentou e Flávio fez excelente defesa para evitar o gol do Goiás, aos 7 minutos. O Paraná soube suportar o ataque goiano, no início da partida e aos poucos começou a se "achar" na partida. O zagueiro João Vitor cabeceou a bola com muito perigo e quase marcou o primeiro gol do Paraná, aos 14 minutos.
Apostando nos contra-ataques, com a velocidade de Maicossuel, o Tricolor equilibrou o jogo e começou a criar boas situações. À vontade em campo, o Paraná inverteu a situação e valorizando a posse de bola envolvia a zaga do Goiás. A forte marcação no meio campo anulou o setor criativo do Goiás.
Melhor no jogo, o Paraná quase levou o primeiro gol, aos 25 minutos. Roni recebeu livre na área, mas Flávio encaixou com segurança a bola. O lance animou o Goiás, que voltou a atacar com perigo cinco minutos depois. A bola saiu pela linha de fundo, no chute de Welliton.
Maicossuel voltou a aparecer bem na partida, em bela jogada sofreu falta na entrada da área e na cobrança o próprio atacante quase marcou o gol. A bola passou raspando o ângulo direito do goleiro Harlei. Apesar das boas chances de gol, de ambas as equipes, o primeiro tempo terminou em 0 a 0. O Paraná apresentou um bom futebol e jogou de igual para igual com o Goiás.
Segundo tempo
A etapa final começou sem alterações nas duas equipes. A primeira jogada perigosa do segundo tempo foi do Goiás. O atacante Wellinton dominou na área, mas foi travado pelo zagueiro Émerson. O Paraná respondeu aos 7 minutos.
Sandro fez grande jogada pela direita e cruzou para Edinho, o lateral-esquerdo chutou prensado com o goleiro Harlei. Na etapa final, o ritmo ficou ainda mais acelerado e os dois times se revezavam no ataque. Aos 17 minutos, Goiano cometeu falta na entrada da área para evitar o gol do Goiás.
A idéia deu certo no primeiro momento, pois na cobrança Fabiano chutou rasteiro no canto e enganou o goleiro Flávio. Atrás do placar, o técnico Caio Júnior colocou o Paraná ainda mais no ataque.
Saiu o volante Serginho, que tinha um cartão amarelo, e entrou o atacante Cristiano. O Paraná ficou com quatro atacantes na partida, mas o Goiás chegava com mais perigo nos contra-ataques e tentava o segundo gol. Ângelo e Henrique foram as últimas alterações do Tricolor na partida.
Justamente dos pés dos dois jogadores saiu o empate do Tricolor. Henrique sofreu falta na entrada da área e Ângelo cobrou com categoria, sem chances de defesa, para empatar a partida aos 40 minutos do segundo tempo. A bola entrou no ângulo num belo gol.
No entanto, três minutos depois saiu talvez um dos gols mais bonitos do Serra Dourada. Com pressa para vencer a partida, o goleiro Harlei deu um chutão para frente e ficou fora da meta. No círculo central do gramado, o zagueiro João Paulo chutou de primeira e a bola viajou todo o campo do Goiás para morrer no fundo das redes de Harlei que não teve nenhuma reação no lance.
Final de partida Paraná 2 a 1 no Goiás, com um gol que o torcedor paranista dificilmente vai esquecer. Resultado que premiou o Paraná que mexeu na equipe para conseguir o resultado positivo.
Veja a ficha técnica da partida
Saiba como ficou a classificação do Brasileirão
Confira os outros resultados da rodada
INTERATIVIDADE
Na sua opinião, João Paulo chutou consciente para fazer o gol do meio campo?
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia