Com um gol aos 49 minutos do segundo tempo, o Santos venceu o Cruzeiro por 1 a 0, nesta noite de quarta-feira, no Mineirão, e continua no grupo dos quatro melhores que se classificam para a Taça Libertadoresm em 2008. O placar praticamente acaba com as chances da Raposa de tirar o título do São Paulo.
Com o resultado, o Peixe sobe para 48 pontos e pula para a terceira colocação. O Peixe volta a campo no sábado, mais uma vez longe da Vila Belmiro. Enfrenta o Botafogo, sábado, também às 18h10m, no Engenhão.
Com a segunda derrota consecutivo em casa, o Cruzeiro fica com 51 pontos e pode ver a vantagem do líder São Paulo subir para 15 pontos caso derrote o Flamengo, nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Na próxima rodada, a Raposa enfrenta o Goiás, domingo, às 18h10m, no Serra Dourada.
Times criam pouco
Apesar de tentar pressionar no começo da partida, o Cruzeiro demorou 18 minutos para criar a primeira boa chance. Após cobrança de escanteio pela direita, Roni desviou de cabeça e Fábio Costa espalmou no canto esquerdo. Com a forte marcação adversária, a Raposa só voltou a assustar, aos 26, quando o mesmo Roni bateu com com perigo à esquerda do goleiro rival.
Apostando nos contra-ataques e na categoria da dupla de armadores formada por Kléber e Petkovic, o Santos teve poucas oportunidades para incomodar Fábio. A melhor delas surgiu aos 34 minutos, com Marcos Aurélio quase acertando o ângulo em chute forte de primeira pela esquerda.
A dificuldade para atacar fez o técnico Dorival Júnior atender aos pedidos da torcida. Ainda aos 38 minutos, o treinador sacou Marcelo Moreno, que não marca há cinco jogos, para a entrada do garoto Guilherme.
Adaílton salva o Santos
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou melhor e quase fez o primeiro aos cinco minutos, em cobrança de falta perigosa de Wágner à esquerda de Fábio Costa. Aos 13, o goleiro santista fez ótima defesa no reflexo depois de o zagueiro Domingos chutar a bola contra o corpo de Guilherme.
Com o Santos encurralado, Vanderlei Luxemburgo colocou Rodrigo Tabata e Renatinho para dar mais força ofensiva, enquanto Dorival Júnior apostou mais uma vez em Kerlon. A mudança do Peixe, aliás, quase deu resultado aos 32. Após cruzamento da esquerda, Tabata desviou de cabeça e Fábio fez linda defesa.
Sofrendo para passar pela marcação, o Cruzeiro passou a arriscar de longe. Aos 37, Guilherme soltou a bomba e Fábio Costa espalmou. Dois minutos mais tarde, foi a vez de Charles chutar forte e explodir a bola no peito do goleiro.
Quando a partida parecia definida, o Santos chegou ao gol. Aos 49 minutos, o zagueiro Adaílton apareceu na área após cobrança de falta e desviou de cabeça.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast