Após seis rodadas, finalmente a defesa do Coritiba foi vazada pela primeira vez neste Campeonato Paranaense. Todavia, o gol sofrido diante do Rio Branco (na vitória alviverde de 2 a 1) não diminui o otimismo da diretoria coxa-branca no bicampeonato estadual. O gerente de futebol do Verdão, Paulo Jamelli, resume bem o que pensa sobre a solidez defensiva do time. Para ele, o histórico recente do futebol não só no Brasil, mas no mundo, mostra que tomar o mínimo de gols entre todos os participantes costuma resultar em conquistas.
"Se você for ver o histórico das equipes não só aqui, mas nos principais campeonatos do planeta, vai ver que, geralmente, o time com a melhor defesa é o campeão. No Brasil tivemos nos últimos anos o exemplo do São Paulo. Com uma base boa e sólida que temos, podemos ficar animados. É claro que não fizemos nada ainda, precisamos acertar muita coisa e trabalhar muito para buscar o título", disse Jamelli, por telefone, à Gazeta do Povo Online.
A boa estreia do zagueiro Pereira na última rodada criou um "problema" dos bons para o técnico Ivo Wortmann, que tem quatro bons jogadores para três vagas na defesa. Paulo Jamelli acha que tudo isto faz parte do trabalho dos dirigentes em qualificar o elenco, que sofreu perdas na temporada passada no setor defensivo com as saídas do zagueiro Maurício e do lateral-esquerdo Ricardinho.
"A parte defensiva até aqui tem que ser elogiada. Acho que é tudo reflexo da pré-temporada muito boa, do trabalho do pessoal do departamento físico, da fisiologia. Ainda estamos longe do que podemos render, mas assim estão todos os outros times, todos ainda patinam até encontrarem o equilíbrio. Temos um grupo muito bom, com dois, três atletas para cada posição. Porém, ainda não estamos plenamente satisfeitos, porque eu particularmente sou muito perfeccionista e acredito que temos de tentar vencer sempre, caminhando em busca do título", afirmou.
Além do Paranaense, o Coritiba quer fazer um bom papel na Copa do Brasil. A estreia da equipe coritibana acontece nesta quarta-feira, às 20h30, contra o Holanda-AM, em Manaus.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião